quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AMBIGUIDADE

ESCOLA ................................................................................................. TURMA ...................

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: Francisco Poeta

AMBIGÜIDADE
Freqüentemente encontrada na linguagem coloquial, a ambigüidade é um vício de linguagem que ocorre quando uma mensagem apresenta mais de um sentido, com informações dúbias, isto é, duplo sentido, suscitando, portanto, de imediato, duas interpretações.

A ambigüidade ocorre freqüentemente pela ausência de termos na frase, pela ordem incorreta de termos ou pelo uso de expressões inadequadas a determinados contextos. Vejamos algumas frases ambíguas e como desfazer as ambigüidades que elas apresentam.

* Abandonei meu irmão contrariado ( eu estava contrariado e abandonei meu irmão) 
Quem estava ou ficou contrariado? ( abandonei meu irmão e ele estava contrariado)

* A capital Brasileira muda até o natal ( A capital brasileira sofrerá mudanças)
mudará de local ou ficará muda? ( A capital passará por modificações)

* Encontrei meu amigo assustado ( Eu estava assustado ao encontrar meu amigo)
Qual deles estava assustado ( Encontrei meu amigo e ele estava assustado)

* O homem viu o incêndio do prédio ao lado ( o homem que estava no prédio ao lado viu o incêndio)
foi o prédio ao lado que incendiou ou era o homem que estava no prédio ao lado ?

* Por causa de suas decisões os eleitores revoltam-se contra certos políticos
por causa das decisões dos políticos ou dos eleitores
Por causa das decisões de certos políticos os eleitores se revoltaram contra eles

* O policial deteve o ladrão em sua casa. ( Na casa do ladrão o policial o deteve )
na casa do ladrão ou do policial ( Na casa do ladrão o policial o deteve )

* Peguei o ônibus correndo hoje de manhã (Fui correndo para pegar o ônibus)
quem correu o ônibus ou a pessoa? ( Corri para pegar o ônibus)


O uso incorreto de uma simples vírgula pode causar ambigüidade:
*Um fazendeiro tinha um bezerro e a mão do bezerro do fazendeiro também era o pai do bezerro


* _ Fogo não poupem a cidade!


* _ Não façam o que é solicitado pelo rei soltem o réu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...