quinta-feira, 26 de novembro de 2009

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

Língua Portuguesa Professor: Francisco Poeta

EMPREGO DOS PRONOMES ÁTONOS OBLÍQUOS

Todos os pronomes átonos oblíquos ( (me, te, se , o, a, lhe, nos, vos, os, as e lhes) podem aparecer junto ao verbo em situação de Próclise, Ênclise ou Mesóclise.
1 – Pronome antes do verbo  Próclise: Não te abandonarei jamais
2 _ Pronome depois do verbo  Ênclise : Diga-me como posso ajuda-la
3 _ Pronome no meio do verbo  Mesóclise Acompanhar-te-ei até o portão.

O USO DA PRÓCLISE
Geralmente usa-se a próclise nos seguintes casos:
a) Quando o verbo é precedido de um pronome relativo, interrogativo, indefinido ou de advérbio
Quando me telefonarem quero que anotem os recados
Ele é um profissional que se esforça bastante
Alguém me contou que você havia chegado
Quem lhe falou que eu estava aqui?
Talvez a encontremos lá fora quando nos retirarmos.

b) Em frases ou orações negativas ou com o verbo no imperativo negativo
Não me perguntou nada, nem me dirigiu a palavra.
Nunca me esquecerei que não se despediu de mim.
Jamais se negou em nos ajudar nas horas difíceis.
Não te esqueças de mim; não se afaste do que é bom.


c) Em orações optativas e exclamativas:
Peço que Deus te acompanhe sempre e te proteja.
Espero que o mundo os ensine.
Veja, quanta vida se tira por nada!


O USO DA ENCLISE
Geralmente usa-se a ênclise nas seguintes nas seguintes situações
a) Obrigatoriamente em frases iniciadas por verbo:
Encontrei-me com ela ontem.
Dedicava-se ao ofício de ensinar as primeiras letras.
Recomendaram-lhe muita paciência com as crianças.

b) Com o verbo no gerúndio se não houver nenhuma partícula de negação antes do verbo
Esforçando-se será o vencedor (Não se esforçando será um perdedor)
Desculpando-se será aceito entre nós (Não se desculpando não será aceito....)

c) Com o verbo no imperativo afirmativo:
Por gentileza, traga-me um cafezinho.
Meu amigo, afaste-se do que é ruim.

d) Com o verbo no infinitivo:
A sorte pode aproximar-se de qualquer pessoa
O mal queria apoderar-se dela
Recusar-se era sua única saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...