quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Realismo / Naturalismo (continuação)

c) Objetivismo científico e impessoalidade: Os naturalistas primam pela exatidão e pela minúcia em suas narrativas, interpretando os fatos de forma direta expondo suas conclusões. 
d) Literatura engajada : escritor naturalista faz de sua obra, de seu romance, uma verdadeira tese com intenção realista de influenciar provocando mudanças na sociedade, é o romance de tese experimental.      Principais autores e obras do Realismo / Naturalismo 1 – Joaquim Maria Machado de Assis : foi poeta, teatrólogo e crítico literário. Filho de família muito pobre frequentou apenas a escola primária,, porém foi autodidata, instruía-se na Biblioteca do Gabinete Português de Literatura. Aos 16 anos, publicou o poema Crisálidas; foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. 
    Na maturidade tornou-se genial romancista. Seus contos e romances foram considerados, já em sua época, fenomenais. A obra Machadiana está divida em duas fases: a fase romântica ou de amadurecimento em que ainda apresenta traços do romantismo e a fase realista ou de maturidade, iniciada com a publicação de Memórias póstumas de Brás cubas em 1881. Nesta fase mostra-se efetivamente engajado ao realismo. 
 As características dos romances realistas de Machado de Assis são: _ crítica aos valores românticos; _ análise aguda e penetrante dos sentimentos humanos e da sociedade através de seus personagens: negativismo, egoísmo, falsidade, jogo de interesses, pessimismo; _ uma linguagem sóbria, clássica, marcada pelo diálogo com os leitores. Pertencem a fase romântica: 
a) Romances: Ressurreição; A mão e a luva; Helena e, Iaiá Garcia 
b) Poesias: Crisálidas; falenas e Americanas. 
c) Contos: Contos fluminenses e Histórias da meia noite.
           Pertencem a fase realista
a) Romances: Memórias Póstumas de Brás cubas; Quincas Borba; Dom Casmurro; Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
b) Contos: Papéis avulsos; Histórias sem data; Relíquias da casa velha; Páginas recolhidas e Várias histórias. 

2 _ Aluísio Tancredo Gonçalves Azevedo : nasceu em São Luís do Maranhão em 1857 e faleceu em Buenos Aires, Argentina em 1913. Após estudos preparatórios foi para o rio de janeiro, trabalhando lá como caricaturista. Regressando ao Maranhão publicou romance Uma lágrima de mulher em 1880, no ano seguinte publica O mulato que foi o primeiro romance naturalista publicado no Brasil. 
    Volta então ao Rio de Janeiro dedicando-se a Literatura, mas abandona essa vocação ao torna-se diplomata. Romancista, cronista e contista, sua obra também se divide em duas categorias: romances românticos e romances naturalistas. 
    A obra naturalista de Aluísio Azevedo procura interpretar a realidade brasileira do século XIX sob a óptica das ideias científicas e filosóficas da época. Seus temas abordam o preconceito racial, a bestializarão dos homens pela sensualidade, as taras hereditárias, a corrupção clerical, os marginalizados sociais, crítica ao capitalismo e ao conservadorismo. 
     Pertencem aos romances românticos: Uma lágrima de mulher; A condessa Vésper; Girândola de amores; Filomena Borges; O esqueleto; A mortalha de Alzira. Pertencem aos romances naturalistas: O mulato; O cortiço; Casa de pensão; livro de uma sogra; O coruja; O homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...