quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Realismo / Naturalismo

Por volta de 1870, assistiu-se a decadência do Romantismo. O progresso definitivo das cidades, a industrialização, o avanço das ciências e o florescimento de diversas correntes filosóficas, tudo isso criou um ambiente hostil ao sentimento romântico. Deste modo, o Realismo-naturalismo, representou uma reação contra o sentimentalismo, o subjetivismo e o Eu romântico.
O Realismo-Naturalismo opôs-se ao tradicionalismo romântico propondo uma arte engajada e que tem compromisso com o momento presente, com a observação objetiva e exata do mundo.
No Brasil, o Realismo-Naturalismo teve início com a publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis e O Mulato de Aluísio Azevedo, ambos em 1881 e estendeu-se até o início do século XX quando Graça Aranha Publicou o romance Canaã, em 1902.

Principais Características do Realismo-Naturalismo
a)Registro da realidade de forma objetiva e exata e presença do cotidiano.
b)Personagens-tipo, representativas de categorias ou classes sociais, comuns:
c)Explicações lógicas e científicas para as atitudes humanas.
d)Linguagem simples e diretas, com imagens denotativas, de caráter informativo.
e)Narrativa ambientada no tempo contemporâneo do escritor.
f)Detalhismo da realidade e opção pela narração dos fatos: o que e porque acontece.
g) Ênfase as relações críticas entre o texto e a realidade histórica das personagens.
h)Anti-clericalismo, anti-monarquia e anti-burguesia decadentes.
i)Amor e outros sentimentos subordinados a convenções sociais e as conveniências.
j)Fundamentação em idéias científico-filosóficas.

A linguagem do romance realista
O conhecimento sobre as personagens realistas não provém apenas de suas atitudes e de suas descrições físicas. O narrador faz um relato de suas vivências interiores, revelando suas lembranças do passado, seus sentimentos, seus conflitos interiores e suas aspirações, numa verdadeira introspecção psicológica.

A universalização é outro aspecto importantíssimo na prosa realista. Embora seus autores tomem como ponto de partida o indivíduo comum e anônimo, o realismo tende a universalização, porque todos homens vivem mais ou menos os mesmos problemas e sentem mais ou menos da mesma forma suas conseqüências.

O Naturalismo
Alguns autores preferem ver o Naturalismo como uma espécie de prolongamento do realismo. Sob esse ponto de vista, o Naturalismo foi o Realismo levado as suas últimas conseqüências. Existem algumas diferenças formais e ideológicas que nos permitem perceber que no Naturalismo o caráter investigativo e o cientificismo acentuou-se consideravelmente, deste modo, a linguagem naturalista deu ênfase e aprofundando os seguintes aspectos do realismo:

a) Determinismo: para os naturalistas, o homem é uma máquina guiada pás ações de leis físico- químicas, pela hereditariedade e pelo meio social, verdadeiros joguetes nas mãos do destino.

b) Preferência por temas de patologia social: taras, doenças, vícios, mau-caratismo, adultérios, desequilíbrio psíquico, são os principais temas abordados pelos naturalistas, baseados nos problemas de hereditariedade

Um comentário:

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...