segunda-feira, 15 de março de 2010

INAUGURAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA MARIA DO PARÁ



As mulheres da Cidade Nova no dia delas foram muito bem homenageadas pela Governadora Ana Júlia, a Vice-Prefeita de Ananindeua Sandra Batista e mais a Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, as três subiram em um palanque improvisado e contaram com a companhia e o apoio do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fabio de Melo Figueiredo e o Vice-Prefeito de Marituba, Professor Poeta, para a inauguração do Centro de Referência Maria do Pará.

No discurso de inauguração a Excelentíssima Governadora fez questão de frisar o tamanho da importância do Centro, para as mulheres de Ananindeua, pois ele era a realização de um sonho misturado com a reivindicação das próprias mulheres do município que se lamentavam da ausência de um instrumento que as defendessem e as apoiassem em todos os momentos de dificuldades.

O dia da inauguração 11/03 coincidiu com a presença da Ministra Nilcéa Freire que estava em Belém, para participar do evento no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), localizado na Rodovia Arthur Bernardes, 245, Pratinha, evento em que foram anunciadas prevenções que prevenirão os acidentes com escalpelamento na região Norte do Brasil, a Marinha em parceria com a comunidade que vivencia o problema no seu dia a dia realizará a partir do final de março mutirões no Pará e no Amapá para a cobertura dos eixos dos motores de embarcações artesanais que fazem o transporte da população ribeirinha. Além dos mutirões, será anunciada uma campanha de utilidade pública com o objetivo de conscientizar barqueiros e ribeirinhos sobre os riscos de acidentes em embarcações que navegam com o eixo exposto.

As duas iniciativas fazem parte de um conjunto de ações de combate ao escalpelamento, realizadas pelo Governo Federal, Marinha, Defensoria Pública da União, governos estaduais e municipais, empresas públicas e privadas e sociedade civil. Entre elas, indenização às vítimas, promovidas pela Defensoria Pública da União, em cooperação com a Federação Nacional de Seguros Privados, o Programa Rios de Cidadania, do Governo do Pará; políticas públicas de apoio às mulheres escalpeladas, da Secretaria da Mulher do Estado do Amapá e uma linha de crédito para a renovação da frota ribeirinha, desenvolvida entre o Banco da Amazônia, Defensoria Pública da União e Governo Federal.

Participaram do evento também a governadora do Pará, Ana Julia Carepa, o governador do Amapá, Waldez Góes, o presidente do Banco da Amazônia, Abdias Nascimento, o Defensor Público Geral da União, José Rômulo Plácido Sales, o comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, além de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais e de entidades não-governamentais.

A iniciativa da mobilização tem o apoio do Banco da Amazônia, Petrobras, Eletronorte, BR Distribuidora, Banco do Brasil, Governo do Pará, Governo do Amapá e parceiros empresariais e da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...