domingo, 4 de março de 2012

Mensagem de despedida ao estimado amigo padre Jaime Pereira


Nessa hora de despedida em que estamos tomados pela emoção, um forte sentimento invade a todos nós: É o sentimento da gratidão, o que nos trás o desejo de dizermos do fundo de nossos corações um muito obrigado Padre Jaime.

Bem sabemos, Padre Jaime que o Senhor é uma dessas pouquíssimas pessoas que serve ao próximo sem esperar nada em troca. Isso nos fez cativar profundamente, grande amigo.  Muito lhe devemos e nem temos as palavras certas para lhe agradecer por tantos anos de sua vida doados por essa Marituba ainda tão sofrida.

Foram vinte anos de convivência, de trabalho árduo e incansável, tudo para nos fazer perceber que o Reino de Deus está aqui também em Marituba, apesar das adversidades. E como não perceber essa verdade se a voz, lúcida ao mesmo tempo mansa, firme e coerente do Nosso estimado Padre Jaime está aqui há vinte anos anunciando com mansidão e imenso amor por Jesus na figura de cada um de nós.

A gratidão, Padre Jaime, será um sentimento que levaremos para sempre conosco, todas as vezes que tocarmos no seu nome. Pelo privilégio da convivência fomos abençoados pelo próprio Deus que o deixou ficar esses vinte anos junto conosco.

Hoje, Padre Jaime, nem nos damos conta de que o tempo passou tão ligeiro. Mas percebemos o quanto o Senhor contribuiu para o crescimento de nossa Marituba. De nossa Igreja Católica, da Matriz, e de nossas Comunidades espalhadas nas imediações da Paróquia. Menino Deus.

Muitas sementes foram espalhadas desde a sua chegada aqui em Marituba. Muitos frutos já são colhidos e muitos outros ainda haveremos de colher, mesmo na sua ausência. E não ficaremos tão tristes e nem nos sentiremos abandonados porque sabemos o Senhor não vai para muito longe e que certamente não perderemos de todo o contato.

O tempo foi passando, Padre Jaime e as ovelhas foram se acostumando com a mansidão, a humildade e sabedoria do Pastor que aqui ficou por mais tempo, até hoje. Mas é chegada a hora de Senhor partir para uma nova missão. Felizes somos nós, por termos podido contar com a presença do Nosso Querido Padre Jaime, durante todo esse abençoado tempo.

E tendo combatido aqui em Marituba o bom Combate, é justo que você se vá para servir ao Senhor Jesus no Seminário São Pio X, afinal é lá que tudo começa verdadeiramente para o Clero quando se fomentam as vocações e formam os Padres.

E nós Padre Jaime, tendo recebido do Senhor tudo o que já recebemos, não podemos ser egoístas em querer privar outros irmãos de seus ensinamentos e de sua convivência.

Vá, bom amigo, sábio Pastor, humilde Irmão, Vá tranquilo, com a consciência de que você cumpriu aqui em Marituba o seu dever. E não se culpe em momento algum se achar que deixou algo por fazer. É que a vida não é perfeita e você é humano como nós, apesar dos Dons divinos que lhe foram atribuídos, quando você disse sim ao sacerdócio, lá no comecinho de sua vida.

É chegada a hora de dizermos adeus restando-nos o consolo de sabermos que o nosso amado Padre Jaime não vai para muito longe, e agradecemos a Deus por isso.
E como o curso da vida tem que seguir, Vá, Padre Jaime! Mas nunca esqueça que os Seus paroquianos de Menino Deus sempre haverão de ter pelo Senhor um inextinguível sentimento de gratidão por tudo que Senhor fez, e por tudo que o Senhor sempre irá representar para nossa Paróquia.






  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...