quinta-feira, 31 de julho de 2014

             SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO EM MARITUBA  
            Estamos novamente vivendo o  pesadelos da implantação do  aterro sanitário em Marituba, ambientalistas, pessoas que conhecem o assunto em profundidade, tem conhecimento de causa, estão tentando alertar a população mas infelizmente, por desconhecimento, o povo de Marituba vai deixar isso acontecer. O Atual gestor de Marituba,  é mais um daqueles  migrantes que aqui chegou fez-se político, em virtude da inexplicável preferência da população do nosso município pelas pessoas de fora, não tenho nada contra isso, mas espero que o prefeito haja com bastante coerência e tome a decisão mais acertada não deixando que o nosso futuro,   ou seja o futuro de Marituba, seja mal cheiroso, ou melhor tenebroso.
                             Professor Francisco Poeta
                 
                 DIGA NÃO AO ATERRO SANITÁRIO (Prof. Jean Gomes – Biólogo e Ambientalista)
            O aterro sanitário é o condicionamento do lixo em células, podendo ser armazenados por centenas de anos, dependendo do espaço disponível e apesar dessas células não entrarem em contato diretamente com o solo elas geram uma série de produtos que em grandes quantidades, podem trazer sérias consequências à vida humana. Dentre esses produtos gerados destacam-se:
a) Chorume: é o líquido produzido pela decomposição do lixo que deve ser depositado em bacias de tratamento (tanques). Se for mal condicionado, vazar e atingir o lençol freático, a água no entorno de toda essa área ficará comprometida tornando-se imprópria para o consumo humano.
b) Gás metano: é um gás também resultante da decomposição do lixo: pode ser usado para a geração de energia, porém há sérios riscos de explosão.
Qual é o papel do Município de Marituba no aterro sanitário se deixarmos isso se concretizar? 
            Marituba “Será” a cidade da região metropolitana a receber todo o lixo de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel.
Qual a quantidade de lixo será depositada em Marituba se permitirmos que isso aconteça?
            Serão depositadas 2.320 toneladas por dia. Serão 116 caçambas cheias de lixo entrando em Marituba diariamente, sendo, que Belém e Ananindeua produzem 95% de todo o lixo da Região Metropolitana. Somente Belém produz 1.800 toneladas/dia. Marituba produz apenas 1,2% de lixo/dia, o que corresponde a apenas 29 toneladas/dia. Por que então receber essa quantidade quase incalculável de lixo e sofrer mais tarde suas danosas consequências? Na verdade nem temos espaço para tudo isso. Veja as características de Marituba.
1 _ È o menor município em território, do Estado do Pará com apenas 103,07Km².
2 _ È o município com maior densidade demográfica do Pará,  possui o maior número de habitantes por Km²
3 _ Marituba, depois de Belém, é o segundo Município da Região metropolitana que possui reservas hídricas sem falar na reserva ambiental (parque da Pirelli) que poderá ser totalmente comprometido em poucos anos.
4 _ Ás área do Santa Lúcia e Uriboca são reservas ambientais (parque da Pirelli) e de Jazidas de água subterrânea (Uriboca)
5 _ No Uriboca encontra-se o Parque Arqueológico, protegido pelo IPHAN.
            Os dados cima são apenas alguns dados resumidamente sobre o Município de Marituba.
           
VEJAMOS EM RESUMO AS CONSEQUANCIAS DE UM ATERRO SANITÁRIO EM MARITUBA
a) Poluição do ar com odor fétil (mau cheiro), danoso, principalmente à saúde humana
b) Contaminação da águas superficiais em curto prazo
c) Contaminação das águas subterrâneas a médio e longo prazo (poços, lençol freático)
d) Redução do valor imobiliário (casas)
e) Aumento acentuado aumento da violência e degradação social
h) Geração de cerca de 40 subempregos de forma degradante e baixíssimo lucro.
Pensando no bem e no futuro de Marituba é preciso dizer não ao aterro sanitário

                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...