quarta-feira, 13 de agosto de 2014

           O QUE É ESTUDAR                                             
Estudar  não é  mais que procurar
espreitar,  buscando  o que:  o saber!
_O que não é  tão  fácil encontrar,
pelo tempo que é preciso desprender,
numa tarefa que nos pode transformar,
no ato de buscar o conhecer.
Mas que valor se dá  ao  estudar?
Verbo de ação que faz estremecer.
E a vida pode se modificar
quando  se trilha os caminhos do saber.
Porém,   nem todos podem  ou querem  se doar,
Seguindo trilhas  de renuncia e de sofrer,
Ah, se  não é nem um pouco fácil  estudar!
Oh, quão difícil pode ser o  aprender,
Quem  se  dispões, porém,  a procurar,
satisfação inextinguível pode ter.


                        O CONHECIMENTO  TRNSFORMA  O  SER HUMANO    
                O dom da sabedoria é dado a qualquer um, embora não seja algo assim tão fácil de obter.  É como um despertar, ser atingido pelo dom da descoberta.  Porém muitos desprezam e não dão importância  ao estudos por que não querem e nem conseguem  perceber o grau da importância de estudar, buscar aprender, quase sempre pelo medo de errar, por isso muitos desprezam e desvalorizam o ato salvador de estudar. Há ainda aqueles que gostariam de estudar, de aprender, de adquirir conhecimento, mas infelizmente inúmeras condições adversas não lhes permitem e matam seus sonhos.
                Não é tarefa nada fácil estudar.  Requer esforço,  sacrifício, doação, disponibilidade. Isso tudo parece obstáculos a quem quer  alcançar algo diferente em sua vida. Muitos gostariam de ser  inteligentes, bem resolvidos, não ter dificuldade alguma para adquirir conhecimento, mas não querem se dispor, fazer sacrifício, abrir  mão de seu tempo e dedicar-se a cansativa, desgastante tarefa de buscar conhecimento. E para se chegar ao conhecimento é realmente necessário passar por esse caminho muitas vezes tortuoso até que chegue um dia a compensação, a satisfação pessoal e a certeza de que sem sacríssimo e sem dificuldades talvez o aprendizado, não tivesse tão grande valor que passa a ter depois que se vence.
                Estudar não é fácil, é mesmo trilha de difícil acesso, mas os resultados são compensadores para aqueles  que  conseguem  perceber se dão conta das incontáveis possibilidades que lhes são abertas a parir do sacrifício, da dedicação de estudar.  Sim por que para estudar com dedicação a fim de se atingir um objetivo, é necessário, muitas vezes, que se abra mão de inúmeras satisfações imediatas   em busca de um satisfação duradoura, um futuro diferente e muitas vezes de uma vida melhor.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...