sexta-feira, 15 de outubro de 2021



                  PROFESSOR, ONTEM, HOJE  E AMANHÃ

Jesus é Chamado de Mestre também pela sua postura de Educador junto aos apóstolos junto aos discípulos e junto a todos deram crédito as suas palavras. Santa Tereza D’Ávila  é considerada a Padroeira dos professores em virtude de sua dedicação a nobre tarefa de ensinar. Em um Mundo que vive uma relação controversa com os que têm esta árdua missão de formar pessoas no mais amplo sentido da palavra. E ensinar não é uma tarefa simples e fácil, de modo algum, pois se assim o fosse não teria sido criada a escola. Contudo lecionar, em que pese seja um trabalho severamente desgastante não deixa de ser uma das tarefas mais prazerosas que existem e isso pode até parecer contradição.

Houve um tempo em que a figura da Professora ou do Professor tinha uma importância singular e os pais passavam para os seus filhos a ideia de respeito e reverência aos professores. Os pais ou as mães frequentavam as reuniões de pais e mestres e tinham contato com os professores numa demonstração de respeito e acolhimento ao imensurável serviço prestado pelos educadores em favor das famílias. É uma pena que isso foi ficando para trás e a figura da Professora e do Professor foi perdendo a singularidade que lhes atribuía um papel de grande destaque na sociedade.

E ressalte-se que, embora tenham inegáveis merecimentos, nunca os professores e professoras receberam salários a altura de tão importante tarefa que desempenham, considerando o grau de importância dessa  que é a mais nobre das profissões, e por isso,  os salários dos professores deveriam ser os maiores e não os menores como é a triste realidade salarial de nossos Professores em comparação com outros profissionais. 

E assim, a mais nobre das profissões, que é ser Professor, hoje, parece ser uma profissão comum aos olhos da sociedade como um todo, principalmente o poder público que não dá a merecida importância ao trabalho do Professor, mesmo que constantemente se repitam velhas máximas de que não existiria o Médico, o Enfermeiro, o Cientista, o Astronauta, o Aviador, o Engenheiro, o Advogado, o engenheiro, o bombeiro, o policial, o guarda de trânsito  e tantos outros profissionais se não houvesse a figura do Professor.

A sociedade, ainda que tardiamente, precisa  voltar a valorizar verdadeiramente, como antes, essas pessoas que tem em suas mãos o dever de formar pessoas para que a sociedade continue sendo beneficiada com os frutos advindos dos ensinamentos científicos ministrados nas salas de aula. E os governantes precisam reconhecer de fato e sem meias verdades que Professor precisa de salário digno e justo, condições dignas de trabalho, para que tenha boa alimentação, boas vestimentas, tratamento de saúde digno, isso sim será valorização do Magistério. Enquanto isso não acontece, os Professores e Professores vão fazendo a sua parte em prol dessa sociedade ainda cega, surda e muda, em relação aos clamores dessa classe de trabalhadores em busca de  justa e merecida valorização.

                                                    Francisco Poeta   -  Marituba 15/10/2021 

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...