segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A RESPOSTA DO PROFESSOR POETA.

Eu recebi das mãos de um companheiro professor uma missiva que apontava o desagrado da minha classe de professores. O fato em si foi um tanto inesperado, um caso isolado, não é comum no meu dia a dia, a prática de sair recebendo cartas pela via pública, não de jeito nenhum! Mas esta carta em especial, eu fui obrigado a receber por considerar a pessoa que estava se propondo a me entregar. Quando iniciei a leitura constatei que os seus autores se negaram a assinar o documento que me fora enviado, certamente eles tiveram os seus motivos, não vou entrar no mérito da questão. Os meus colegas professores citaram referências de reuniões ocorridas na época da campanha “Não achamos necessário assinar essa correspondência, mas saiba que ela foi feita de forma coletiva pelo grupo que reuniu com Vossa Excelência e com o atual Prefeito por três vezes, lá naquele galpão” tudo bem! Lembro perfeitamente das reuniões que os professores se referem e consigo lembrar-me do nome de cada um deles que frequentaram as reuniões. Não devo esquecer que a carta não tem remetente (provavelmente não queriam se comprometer), conseguiram! E se a carta não tem remetente, pela lógica eu não deveria responder, até mesmo porque não tenho para quem responder! Por uma questão de elegância resolvi comentá-la sem direcionar o comentário para alguém em especial!

O COMENTÁRIO DA CORRESPONDÊNCIA - 1

Eu agradeço, quando os senhores afirmam que ajudaram a eleger o Prefeito e o Vice-Prefeito como resultado dos meus apelos no papel de professor e principalmente pela minha trajetória no magistério.

Os senhores professores acrescentaram que ficaram esperançosos que a nova gestão iria trazer melhorias para a classe dos professores! Eu também fiz a campanha, fui eleito e assumi cheio de esperança de que poderia melhorar a educação no nosso município, mas infelizmente a minha expectativa ainda não se concretizou! Em face das grandes dificuldades pelas quais tem passado o nosso município, sobretudo em virtude da crise econômica que afeta todo o mundo. O Vice-Prefeito não tem grandes poderes de decisão.

O COMENTÁRIO DA CORRESPONDÊNCIA - 2

E quando os senhores dizem abertamente que eu estou me mantendo em silêncio diante da demissão de inúmeros trabalhadores da educação! Não é verdade! Eu tenho interferido junto ao Excelentíssimo Prefeito Bertoldo Couto, por vários professores e servidores da educação que foram demitidos! Infelizmente o Prefeito ainda não atendeu a todos os meus apelos, mas é apenas uma questão de tempo, pois eu tenho certeza que ele entenderá os meus argumentos apresentados dizendo da importância da participação de cada um dos meus companheiros durante a nossa campanha! Argumentei para o Prefeito os casos especiais em que muitos companheiros se arriscaram a perder os seus empregos durante aquele período. Acreditem meus caros colegas, eu lamento junto com os senhores as demissões dos professores e servidores da educação, mas eu não posso fazer diferente do que estou fazendo, não posso passar por cima da autoridade do Prefeito que tem a palavra final sobre contratações e demissões.

O COMENTÁRIO DA CORRESPONDÊNCIA - 3

Não se sintam obrigados a dar qualquer tipo de parecer aos seus alunos sobre os acontecimentos da política maritubense, pois ainda estamos começando o governo. Quanto a minha saída da secretaria de educação, ressalto que o cargo do Secretário Municipal pertence ao Prefeito e cabe a ele fazer os remanejamentos que achar necessário! Se o Prefeito decidiu que se ele tivesse outro Secretário ocupando a cadeira da Secretaria Municipal de Educação seria mais interessante para a administração Municipal, não cabia a mim contestá-lo! Apenas aceitei a decisão! A democracia determina que os poderes funcionem do topo para baixo, e ela permanece assim, sem mudanças: no País manda o Presidente, no Estado manda o Governador e no Município manda o Prefeito com a ajuda do Vice-Prefeito.

Gostaria de agradecer a preocupação dos professores com a minha pessoa e com o meu futuro político, reafirmando que jamais esquecerei a ajuda que obtive de inúmeros companheiros de profissão e para os quais está voltado o meu mandato de Vice-Prefeito, pois como costumo afirmar: eu sou professor e estou Vice-Prefeito em consequência do apoio que os senhores me deram. E farei sempre o maior esforço para não decepcioná-los. Um fraterno abraço do professor Francisco Poeta.

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...