domingo, 13 de novembro de 2022

 

          HISTÓRICO DA ACADEMIA DE LETRAS MARITUBENSE – ALMARI

            Academia Maritubense de letra de Letras, teve suas origens relacionada a uma feira de apresentações de atividades escolares a que costumavam denominar de feira do livro ocorrida de 04 a 07 de dezembro de 2017.

             Encontravam-se nessa feria as escritoras Luciane Cunha, Lia Oliveira, Margaret Resque e os escritores Francisco Poeta, Luís Bernardino, Eloísio Vasconcelos, Francisco Teotônio, Edvan Brandão, além do compositor Dilton Oliveira, autor do Hino de Marituba e que era um dos coordenadores daquele evento escolar.

            No último dia do referido evento a escritora Luciane cunha propôs que os escritores ali presentes passassem a se encontrar para troca de informações e até mesmo ajudar-se mutuamente, assim seria criada uma associação de poetas e escritores de Marituba.

            Com esse propósito, fizeram a primeira reunião no dia 14 de dezembro de 2017 na biblioteca Pública denominada Reunião de Escritores e Poetas de Marituba, conforma ata elaborada pela escritora Luciane Cunha. Fundava-se ali a Associação Letras e Artes de Marituba (ALAM). Mas logo na reunião seguinte, ou seja, na segunda reunião, realizada da em janeiro de 2018, o Professor Francisco Poeta Propôs que ao invés de uma simples associação se criasse uma Academia.

            E assim então surgiu a Academia Maritubense de Letras AMAL ideia que foi acatada por todos os 09 escritores que se reuniam na Biblioteca pela 2ª vez, tendo como seus criadores: Luciane Cunha, Lia Oliveira, Margaret Resque e os escritores Francisco Poeta, Luís Bernardino, Eloísio Vasconcelos, Francisco Teotônio, Edvan Brandão; aquele mesmo grupo de escritores que se reuniu desde aquela pseuda feira de livros.                                

            Na 3ª Reunião realizada também em janeiro de 2018 veio somar-se ao grupo o escritor Dilermando Serrão que a convite do Professor Poeta passou a integrar o grupo que aos poucos cresceria. Assim realizaram-se mais quatro reuniões em 2018.

            Em 2019 outros escritores vieram fazer parte da Academia para discussão de uma proposta de Estatuto elaborada pelo Professor Poeta e que aos poucos foi sendo aprimorada, neste mesmo ano o Escritor. Apenas 04 Reuniões foram realizadas no ano de 2019 e a Academia já contava com 16 membros efetivos cuja maioria frequentou as 05 reuniões realizadas com o intuito de aprimorar o Estatuto.

            Em 2020, em virtude da Pandemia só duas reuniões foram realizadas a 1ª em março do e a 2ª em dezembro ano. Em 2021 ingressaram na Academia o Escritor Lázaro Falcão tendo o mesmo apresentado a proposta de mudança da nomenclatura de Academia Maritubense de Letras AMAL, para Academia De Letras mARITUBENSE cuja sigla é ALMARI, ideia que foi aprovada na 1ª Reunião realizada 12 de fevereiro de 2021. Nesse mesmo período o Escritor Edvan Brandão criou a Logomarca da Academia e O Dr. Lázaro Falcão assumiu os trabalhos de elaboração do Estatuto e do Regimento interno com a colaboração do Professor Francisco Poeta.

            Em março de 2021 foi aprovado o Estatuto e eleita oficialmente a primeira diretoria conforme ata redigida pela então Secretária Luciane Cunha. De lá para cá seguiram-se as reuniões ordinárias e as reuniões extraordinárias sempre na Biblioteca Pública de Marituba nossa sede Provisória, em parceria com a Secretaria de Cultura e com a Direção da Biblioteca. E tendo se instituído com entidade Literária de grande importância para o Cenário cultural de nosso município hoje orgulhosamente tomamos posse como os imortais das letras e da cultura Maritubense.  

 

               ALGUMAS CITAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO ENEM

 

1 – Segundo Voltaire (1694-1778), filósofo francês do século XVIII. “Preconceito é opinião sem conhecimento.”

2 – De acordo com Leon Tolstoi, escritor russo do Século XIX “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.”

3 – Segundo Nelson Mandela pacifista e ex-presidente da África do Sul na década de 1918 “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

4 – Segundo Manuel Castells (1942), sociólogo espanhol. Do Século XX “A internet é muito mais que uma tecnologia. É um meio de comunicação, de interação e de organização social.”

5 – Segundo Arthur Schopenhauer filósofo alemão do Século XIX “O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.”
Autor: Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão.

6 – Segundo Leopard, escritor italiano do século XVIII, “Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância.”

7 – Segundo René Descarte filósofo francês do XVII, “Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado.”

8 – Segundo Sócrates filósofo do século V a.C. “Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.”

9– Segundo Thomas Hobbes “O homem é o lobo do homem.”

10 – Segundo o Filósofo Locke “Onde não há lei, não há liberdade.”

11 – Segundo Jean Jaques Rousseau “O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra acorrentado.”

12 – Segundo Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
Autor: Kant

13 - Segundo Aristóteles, filósofo grego do Século V a., “O homem é um ser social, portanto, tem necessidade de viver em sociedade e em constante cooperação.

 

        MODELOS DE INTRODUÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM

1.        Citação

Este modelo é útil quando o aluno conhece uma citação relevante sobre o assunto, pois serve como gancho para iniciar o texto. Vale lembrar que deve utilizá-la logo na contextualização, ou seja, no primeiro período do parágrafo introdutório.

Tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016):

            Segundo a ativista e escritora norte-americana Helen Keller, “o resultado mais sublime da educação é a tolerância”. No entanto, infelizmente, na atual conjuntura brasileira, esta se faz distante, principalmente no âmbito religioso, no qual ficam evidentes as várias manifestações de discursos de ódio. Nesse sentido, resta analisar a problemática para propor medidas capazes de minimizá-la.

2.    Conceituação

introdução para redação com conceituação é uma das mais utilizadas. O objetivo é explicar um termo e demonstrar a importância dele para o tema. Para tornar as ideias mais claras, segue um exemplo baseado na proposta Enem 2020 - “Estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira”.

            Estigma é um termo utilizado para determinar qualquer tipo de marca ou preconceito culturalmente difundido e que deprecia algo ou alguém. No tocante às doenças mentais, percebe-se que, no Brasil, isso se faz muito presente e representa um grande entrave para o tratamento daqueles que são acometidos por depressão e ansiedade. Portanto, urge que se discuta sobre o assunto para propor medidas capazes de reduzir o impasse.

3.    Séries e filmes

Faz uso de uma série ou filme para localizar o leitor sobre o assunto que será abordado e se mostra muito atrativo. Esse modelo de introdução para redação é bastante prático e cria um vínculo com o leitor, dada a atualidade das obras que podem ser usadas.

Confira um exemplo disso com o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”:

            No longa-metragem “Acusados” (1988), Sarah Tobias é brutalmente violentada por três homens e, apesar de ter provas, tem a sua integridade questionada, sendo responsabilizada pelo ato. Fora da ficção, ainda são inúmeros os casos de violência contra a mulher que persistem mesmo diante de leis que visam à sua proteção no país. Sabendo-se disso, é fulcral por a questão em debate para buscar medidas eficazes em seu combate.

 

4.    Legislação

Para este modelo, a introdução é iniciada com a menção a uma lei a qual deve ser contraposta, para mostrar que existe um descompasso entre a teoria e a prática. Veja o exemplo abaixo para ter uma ideia mais clara de como isso pode ser feito.

            De acordo com a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 205, é dever do Estado garantir acesso à educação. Entretanto, nem todas as escolas possuem uma tradutora de libras e, por consequência, atrapalham o acesso de deficientes auditivos ao ensino.

  

5.    Alusão histórica

Trata-se de uma boa opção e demonstra conhecimento sobre fatos históricos. Em uma redação sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016), ficaria assim:

            No processo de colonização do Brasil, a visão eurocêntrica e a imposição do catolicismo sobre os povos subjugados fez com que, durante muito tempo, as culturas de matriz indígena e africana sofressem com o preconceito. Infelizmente, na atualidade, percebe-se que essa herança ainda é latente e tem como reflexo diversos casos de intolerância religiosa. Faz-se urgente, portanto, um amplo debate sobre o assunto para encontrar caminhos para o seu combate.

 

6.    Narração não-ficcional

Aqui é o momento de você utilizar aquele fato importante que foi noticiado e que ganhou repercussão nacional. Nesse caso, é importante estar muito atualizado e ter em dia a leitura dos periódicos. Veja abaixo um exemplo a partir do tema de redação da Unesp 2018 – “Liberar o porte de armas de fogo a todos os cidadãos diminuirá a violência no Brasil?”

            Em 2020, a jovem Isabela Ramos foi alvejada e morta, tragicamente, por uma amiga também menor de idade. Esta, apesar de pertencer ao grupo de CACs (Caçadores, atiradores e colecionadores), imprudentemente, tirou a vida de uma amiga. Tal aspecto não é isolado e tem se tornado frequente à proporção que há uma flexibilização do porte de armas. Logo, verifica-se que, liberá-la para os civis apenas ampliará a violência já crítica no Brasil.


7.    Método dedutivo

Certamente é uma das formas mais práticas e também que funciona perfeitamente em qualquer tema de redação. O seu princípio é de introduzir o assunto de uma dada visão geral para a particular. Para entender melhor essa dinâmica, analise o exemplo abaixo, a partir do tema da FAMEMA 2020 – “A redução da maioridade penal pode colaborar para a redução da violência no Brasil?”

            Na atualidade, o Brasil vem sendo acometido por uma crescente onda de violência. Tal aumento é muitas vezes associado a ações de delinquentes juvenis e por isso mesmo que a sociedade tem levantando cada vez mais a necessidade de se reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, com o fito de inibir a ação de jovens. No entanto, essa medida não é capaz de combater a criminalidade, estando muito distante de uma efetiva contribuição para o país.

Cabe verificar que essa introdução foi feita em três períodos, cada qual com uma função específica. O primeiro dá uma visão macroscópica do assunto; o segundo insere especificamente o problema; o terceiro apresenta a tese e define a posição que será assumida pelo redator.

 

8.    Referência mitológica

É considerado por muitos como um dos melhores meios para introduzir, porque várias redações notam mil se valeram desse recurso.  Para entender melhor, veja o modelo abaixo baseado na prova Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

            Na mitologia clássica, Ulisses, após protagonizar a vitória dos gregos sobre os troianos, foi punido pelos deuses a não regressar mais ao seu lar, no entanto, mesmo tendo de lutar por vários anos, conseguiu voltar aos braços de sua família. Análogo aos desafios do herói, verifica-se que o país passa por um dilema difícil: a democratização do acesso às salas de cinema. Portanto, é crucial compreender as causas e as consequências do impasse para propor medidas cabíveis a sua superação.

 

9.    Analogia

Este modelo de introdução para redação propõe uma criativa comparação entre um determinado assunto e o tema. Aqui cabe usar de sua criatividade que adiciona preciosos pontos para o índice de autoria. Veja com mais clareza a partir de um exemplo baseado no tema ITA 2016 – “ A formação universitária e o mercado de trabalho”.

            O organismo humano funciona como uma máquina dinâmica em que o equilíbrio das funções biológicas é fundamental para a manutenção da vida. Análogo a isso, têm-se as relações sociais relativas ao mercado de trabalho e a formação superior, uma vez que existe uma íntima correlação entre ambos em que, o primeiro  precisa absorver o segundo para o equilíbrio. Nesse sentido, é pertinente avaliar as condições atuais dessa dilemática no Brasil do século XXI.


10. Referência literária

Este tipo de introdução é muito eficaz e traz um repertório de pronto que surpreende o corretor. Para realizá-lo, é preciso se lembrar de uma obra que você leu e que tem uma íntima relação com o tema. Olhe o exemplo que se segue, pautado no tema de redação FAMERP 2019 – “Obrigatoriedade da vacinação: entre a prevenção a doenças e o respeito às escolhas individuais”.     

            A obra “Capitães da Areia, do renomado Jorge Amado, contextualiza a cidade de Salvador em meados do século XX, momento em que há um surto de varíola que acaba preocupando diversas autoridades sanitárias e muitos cidadãos, com receio das medidas governamentais, recusam-se a se submeter ao tratamento recomendado. Análogo à ficção, verifica-se que hoje o país é acometido por um crescente movimento antivacina, o qual questiona a sua validade e defende o direito de escolha individual. Nesse sentido, resta analisar a problemática a fim de sanar as dúvidas mais pertinentes.

 

                         MODELOS DE INTRODUÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM

1.        Citação

Este modelo é útil quando o aluno conhece uma citação relevante sobre o assunto, pois serve como gancho para iniciar o texto. Vale lembrar que deve utilizá-la logo na contextualização, ou seja, no primeiro período do parágrafo introdutório.

Tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016):

            Segundo a ativista e escritora norte-americana Helen Keller, “o resultado mais sublime da educação é a tolerância”. No entanto, infelizmente, na atual conjuntura brasileira, esta se faz distante, principalmente no âmbito religioso, no qual ficam evidentes as várias manifestações de discursos de ódio. Nesse sentido, resta analisar a problemática para propor medidas capazes de minimizá-la.

2.    Conceituação

introdução para redação com conceituação é uma das mais utilizadas. O objetivo é explicar um termo e demonstrar a importância dele para o tema. Para tornar as ideias mais claras, segue um exemplo baseado na proposta Enem 2020 - “Estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira”.

            Estigma é um termo utilizado para determinar qualquer tipo de marca ou preconceito culturalmente difundido e que deprecia algo ou alguém. No tocante às doenças mentais, percebe-se que, no Brasil, isso se faz muito presente e representa um grande entrave para o tratamento daqueles que são acometidos por depressão e ansiedade. Portanto, urge que se discuta sobre o assunto para propor medidas capazes de reduzir o impasse.

3.    Séries e filmes

Faz uso de uma série ou filme para localizar o leitor sobre o assunto que será abordado e se mostra muito atrativo. Esse modelo de introdução para redação é bastante prático e cria um vínculo com o leitor, dada a atualidade das obras que podem ser usadas.

Confira um exemplo disso com o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”:

            No longa-metragem “Acusados” (1988), Sarah Tobias é brutalmente violentada por três homens e, apesar de ter provas, tem a sua integridade questionada, sendo responsabilizada pelo ato. Fora da ficção, ainda são inúmeros os casos de violência contra a mulher que persistem mesmo diante de leis que visam à sua proteção no país. Sabendo-se disso, é fulcral por a questão em debate para buscar medidas eficazes em seu combate.

  

4.    Legislação

Para este modelo, a introdução é iniciada com a menção a uma lei a qual deve ser contraposta, para mostrar que existe um descompasso entre a teoria e a prática. Veja o exemplo abaixo para ter uma ideia mais clara de como isso pode ser feito.

            De acordo com a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 205, é dever do Estado garantir acesso à educação. Entretanto, nem todas as escolas possuem uma tradutora de libras e, por consequência, atrapalham o acesso de deficientes auditivos ao ensino.

 

5.    Alusão histórica

Trata-se de uma boa opção e demonstra conhecimento sobre fatos históricos. Em uma redação sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016), ficaria assim:

            No processo de colonização do Brasil, a visão eurocêntrica e a imposição do catolicismo sobre os povos subjugados fez com que, durante muito tempo, as culturas de matriz indígena e africana sofressem com o preconceito. Infelizmente, na atualidade, percebe-se que essa herança ainda é latente e tem como reflexo diversos casos de intolerância religiosa. Faz-se urgente, portanto, um amplo debate sobre o assunto para encontrar caminhos para o seu combate.

 

6.    Narração não-ficcional

Aqui é o momento de você utilizar aquele fato importante que foi noticiado e que ganhou repercussão nacional. Nesse caso, é importante estar muito atualizado e ter em dia a leitura dos periódicos. Veja abaixo um exemplo a partir do tema de redação da Unesp 2018 – “Liberar o porte de armas de fogo a todos os cidadãos diminuirá a violência no Brasil?”

            Em 2020, a jovem Isabela Ramos foi alvejada e morta, tragicamente, por uma amiga também menor de idade. Esta, apesar de pertencer ao grupo de CACs (Caçadores, atiradores e colecionadores), imprudentemente, tirou a vida de uma amiga. Tal aspecto não é isolado e tem se tornado frequente à proporção que há uma flexibilização do porte de armas. Logo, verifica-se que, liberá-la para os civis apenas ampliará a violência já crítica no Brasil.

7.    Método dedutivo

Certamente é uma das formas mais práticas e também que funciona perfeitamente em qualquer tema de redação. O seu princípio é de introduzir o assunto de uma dada visão geral para a particular. Para entender melhor essa dinâmica, analise o exemplo abaixo, a partir do tema da Famema 2020 – “A redução da maioridade penal pode colaborar para a redução da violência no Brasil?”

            Na atualidade, o Brasil vem sendo acometido por uma crescente onda de violência. Tal aumento é muitas vezes associado a ações de delinquentes juvenis e por isso mesmo que a sociedade tem levantando cada vez mais a necessidade de se reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, com o fito de inibir a ação de jovens. No entanto, essa medida não é capaz de combater a criminalidade, estando muito distante de uma efetiva contribuição para o país.

Cabe verificar que essa introdução foi feita em três períodos, cada qual com uma função específica. O primeiro dá uma visão macroscópica do assunto; o segundo insere especificamente o problema; o terceiro apresenta a tese e define a posição que será assumida pelo redator.

 

8.    Referência mitológica

É considerado por muitos como um dos melhores meios para introduzir, porque várias redações notam mil se valeram desse recurso.  Para entender melhor, veja o modelo abaixo baseado na prova Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

            Na mitologia clássica, Ulisses, após protagonizar a vitória dos gregos sobre os troianos, foi punido pelos deuses a não regressar mais ao seu lar, no entanto, mesmo tendo de lutar por vários anos, conseguiu voltar aos braços de sua família. Análogo aos desafios do herói, verifica-se que o país passa por um dilema difícil: a democratização do acesso às salas de cinema. Portanto, é crucial compreender as causas e as consequências do impasse para propor medidas cabíveis a sua superação.

 

9.    Analogia

Este modelo de introdução para redação propõe uma criativa comparação entre um determinado assunto e o tema. Aqui cabe usar de sua criatividade que adiciona preciosos pontos para o índice de autoria. Veja com mais clareza a partir de um exemplo baseado no tema ITA 2016 – “ A formação universitária e o mercado de trabalho”.

            O organismo humano funciona como uma máquina dinâmica em que o equilíbrio das funções biológicas é fundamental para a manutenção da vida. Análogo a isso, têm-se as relações sociais relativas ao mercado de trabalho e a formação superior, uma vez que existe uma íntima correlação entre ambos em que, o primeiro  precisa absorver o segundo para o equilíbrio. Nesse sentido, é pertinente avaliar as condições atuais dessa dilemática no Brasil do século XXI.

10. Referência literária

Este tipo de introdução é muito eficaz e traz um repertório de pronto que surpreende o corretor. Para realizá-lo, é preciso se lembrar de uma obra que você leu e que tem uma íntima relação com o tema. Olhe o exemplo que se segue, pautado no tema de redação FAMERP 2019 – “Obrigatoriedade da vacinação: entre a prevenção a doenças e o respeito às escolhas individuais”.     

            A obra “Capitães da Areia, do renomado Jorge Amado, contextualiza a cidade de Salvador em meados do século XX, momento em que há um surto de varíola que acaba preocupando diversas autoridades sanitárias e muitos cidadãos, com receio das medidas governamentais, recusam-se a se submeter ao tratamento recomendado. Análogo à ficção, verifica-se que hoje o país é acometido por um crescente movimento antivacina, o qual questiona a sua validade e defende o direito de escolha individual. Nesse sentido, resta analisar a problemática a fim de sanar as dúvidas mais pertinentes.

                              O TEXTO DISSERTATIVO      

               ESCOLA EST. “N. SRA DO ROSÁRIO” (ENSINO MÉDIO REGULAR)

Língua Portuguesa (Redação e Expressão)          PROFESSOR: Francisco Poeta

ALUNO(A):_____________________ Nº: ___ TURMA______

                                            O TEXTO DISSERTATIVO                         

            A Elaboração de um texto dissertativo deve ser produto de um plano de trabalho do qual fazem parte as informações e os conceitos que vamos manipular ou priorizar, a posição crítica que queremos tomar, o perfil de pessoa ou de grupo a que nos dirigimos e o tipo de reação que nosso texto deve despertar. Em outras palavras, nosso texto dissertativo deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que nos propusemos alcançar.

                                            Estrutura do texto Dissertativo

1 - Introdução: É o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de forma clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões que serão abordadas, referentes ao assunto, isto é, ao tema proposto. A introdução é uma espécie de roteiro sucinto que encaminha o leitor rumo ao desenvolvimento. Vejamos algumas formas de introduzir um tema despertando o interesse do leitor:

a) Colocando uma tese:   

Ex.1

      É possível afirmar que o aumento da poluição nos grandes centros urbanos é um fenômeno que vem crescendo cada vez mais no Brasil em virtude da falta de consciência da população e também da ausência do poder público na busca de solução para amenizar os efeitos desse problema.

       

      Ex.2

        É possível afirmar que o problema da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente do homem provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.

c) Fazendo uma pergunta seguida de breves referências:

             Quais são as principais causas de haver tanta poluição?  A grande aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos além da poluição sonora e da poluição do ar...

d) Colocando uma estatística:

       Em 1994, 80% das escolas norte-americanas já usavam o computador para fins educativos

e) Fazendo uma citação:

         Como dizia o poeta português Fernando Pessoa: “Devemos escrever livremente, sem                                                                                            deixar, no entanto, de fazer desse hábito uma forma de exercitar o espírito criador.”  

2 - Desenvolvimento:  é a parte do texto em que as ideias, conceitos, informações, argumentos já citados na introdução, serão desenvolvidos, ampliados, avaliados, defendidos com base em informações convincentes e comprováveis.

 

3 - Conclusão: é um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já foi dito, com ênfase ao que foi exposto na introdução, reafirmando suas informações.  Deve ser uma avaliação final clara e sucinta do assunto, além disso, deve conter propostas de intervenção (de mudança ou de continuidade) dependendo do assunto ou deixar no ar uma interrogação                                                                                                                          

                              Passos a serem seguidos ao se elaborar uma dissertação

1º  -  Ler o tema com atenção e refletir sobre o assunto                

2º  -  Fazer um levantamento das ideias relacionadas ao tema.

3º  -  Selecionar e ordenar as idéias em ordem de importância.

4º -  Fazer um rascunho  sem esquecer que idéias diferentes ficam em parágrafo Separados.

5º - Reler o rascunho, fazendo as modificações necessárias a correção gramatical, e ortográfica.

6º -  Escrever o texto para a folha definitiva, com cuidado para evitar as rasuras.

                                   Exemplo de redação sobre crise hídrica


              É possível afirmar que o Brasil é o país com maior estoque de água doce no mundo

 e dispõe de cerca de 12% (doze por cento) desse líquido essencial para toda a vida no

 Planeta Terra, porém, mesmo com esse privilégio, o nosso país tem sido acometido por divers

as crises hídricas que refletem diretamente na sociedade. Para diminuir ou acabar com esse

 problema é necessário a conscientização, a fiscalização e até mesmo o uso da tecnologia.

       Há dois tipos de ações que podem provocar uma crise hídrica: as causas naturais provocadas pela natureza e as ações humanas; entre as causas naturais a principal é a falta de chuva, como acontece no Nordeste brasileiro que historicamente sempre sofreu com as estiagens; entre fatores podemos destacar a poluição dos rios e lagos, o desmatamento e o desperdício por parte da população, que têm crescido cada vez mais nas grandes cidades em decorrência do processo de urbanização. 

       O uso consciente da água é de grande importância para evitar o esgotamento dos nossos recursos hídricos. É necessário também haver uma política de verificação do consumo de água, principalmente em territórios onde atividades industriais utilizam grandes volumes de água. 

      O  uso da tecnologia também pode  ajudar  bastante  na solução  do  problema da crise hídrica   ou mesmo  para  diminuir os  impactos  dessa escassez de água, isto é, de uma crise hídrica, seja  através  de sites ou  de aplicativos  que possam  rastrear o consumo exagerado e o desperdício de água,  ou  do  uso  de filtros inteligentes que  apresentem mecanismos  para  a  purificação  de água de rios lagos igarapés  e até mesmo das águas das chuvas.
             È necessário,  portanto,  que o  governo tome  medidas para controlar o consumo de água por parte da  população, não só conscientizando  as  pessoas sobre  a  importância  de se economizar a água, mas  também construindo novos reservatórios  investindo  em  tecnologias de despoluição das águas de rios e lagos que podem se tornar apropriadas para o consumo humano. A água é um bem de todos, dessa forma, todos devem preservá-la a fim de evitar futuros maiores problemas.

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...