domingo, 13 de novembro de 2022

                              O TEXTO DISSERTATIVO      

               ESCOLA EST. “N. SRA DO ROSÁRIO” (ENSINO MÉDIO REGULAR)

Língua Portuguesa (Redação e Expressão)          PROFESSOR: Francisco Poeta

ALUNO(A):_____________________ Nº: ___ TURMA______

                                            O TEXTO DISSERTATIVO                         

            A Elaboração de um texto dissertativo deve ser produto de um plano de trabalho do qual fazem parte as informações e os conceitos que vamos manipular ou priorizar, a posição crítica que queremos tomar, o perfil de pessoa ou de grupo a que nos dirigimos e o tipo de reação que nosso texto deve despertar. Em outras palavras, nosso texto dissertativo deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que nos propusemos alcançar.

                                            Estrutura do texto Dissertativo

1 - Introdução: É o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de forma clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões que serão abordadas, referentes ao assunto, isto é, ao tema proposto. A introdução é uma espécie de roteiro sucinto que encaminha o leitor rumo ao desenvolvimento. Vejamos algumas formas de introduzir um tema despertando o interesse do leitor:

a) Colocando uma tese:   

Ex.1

      É possível afirmar que o aumento da poluição nos grandes centros urbanos é um fenômeno que vem crescendo cada vez mais no Brasil em virtude da falta de consciência da população e também da ausência do poder público na busca de solução para amenizar os efeitos desse problema.

       

      Ex.2

        É possível afirmar que o problema da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente do homem provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.

c) Fazendo uma pergunta seguida de breves referências:

             Quais são as principais causas de haver tanta poluição?  A grande aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos além da poluição sonora e da poluição do ar...

d) Colocando uma estatística:

       Em 1994, 80% das escolas norte-americanas já usavam o computador para fins educativos

e) Fazendo uma citação:

         Como dizia o poeta português Fernando Pessoa: “Devemos escrever livremente, sem                                                                                            deixar, no entanto, de fazer desse hábito uma forma de exercitar o espírito criador.”  

2 - Desenvolvimento:  é a parte do texto em que as ideias, conceitos, informações, argumentos já citados na introdução, serão desenvolvidos, ampliados, avaliados, defendidos com base em informações convincentes e comprováveis.

 

3 - Conclusão: é um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já foi dito, com ênfase ao que foi exposto na introdução, reafirmando suas informações.  Deve ser uma avaliação final clara e sucinta do assunto, além disso, deve conter propostas de intervenção (de mudança ou de continuidade) dependendo do assunto ou deixar no ar uma interrogação                                                                                                                          

                              Passos a serem seguidos ao se elaborar uma dissertação

1º  -  Ler o tema com atenção e refletir sobre o assunto                

2º  -  Fazer um levantamento das ideias relacionadas ao tema.

3º  -  Selecionar e ordenar as idéias em ordem de importância.

4º -  Fazer um rascunho  sem esquecer que idéias diferentes ficam em parágrafo Separados.

5º - Reler o rascunho, fazendo as modificações necessárias a correção gramatical, e ortográfica.

6º -  Escrever o texto para a folha definitiva, com cuidado para evitar as rasuras.

                                   Exemplo de redação sobre crise hídrica


              É possível afirmar que o Brasil é o país com maior estoque de água doce no mundo

 e dispõe de cerca de 12% (doze por cento) desse líquido essencial para toda a vida no

 Planeta Terra, porém, mesmo com esse privilégio, o nosso país tem sido acometido por divers

as crises hídricas que refletem diretamente na sociedade. Para diminuir ou acabar com esse

 problema é necessário a conscientização, a fiscalização e até mesmo o uso da tecnologia.

       Há dois tipos de ações que podem provocar uma crise hídrica: as causas naturais provocadas pela natureza e as ações humanas; entre as causas naturais a principal é a falta de chuva, como acontece no Nordeste brasileiro que historicamente sempre sofreu com as estiagens; entre fatores podemos destacar a poluição dos rios e lagos, o desmatamento e o desperdício por parte da população, que têm crescido cada vez mais nas grandes cidades em decorrência do processo de urbanização. 

       O uso consciente da água é de grande importância para evitar o esgotamento dos nossos recursos hídricos. É necessário também haver uma política de verificação do consumo de água, principalmente em territórios onde atividades industriais utilizam grandes volumes de água. 

      O  uso da tecnologia também pode  ajudar  bastante  na solução  do  problema da crise hídrica   ou mesmo  para  diminuir os  impactos  dessa escassez de água, isto é, de uma crise hídrica, seja  através  de sites ou  de aplicativos  que possam  rastrear o consumo exagerado e o desperdício de água,  ou  do  uso  de filtros inteligentes que  apresentem mecanismos  para  a  purificação  de água de rios lagos igarapés  e até mesmo das águas das chuvas.
             È necessário,  portanto,  que o  governo tome  medidas para controlar o consumo de água por parte da  população, não só conscientizando  as  pessoas sobre  a  importância  de se economizar a água, mas  também construindo novos reservatórios  investindo  em  tecnologias de despoluição das águas de rios e lagos que podem se tornar apropriadas para o consumo humano. A água é um bem de todos, dessa forma, todos devem preservá-la a fim de evitar futuros maiores problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...