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sexta-feira, 13 de outubro de 2017
domingo, 19 de fevereiro de 2017
Madame
Bovary (1857), romance de Gustave
Flaubert, constitui uma das maiores obras da estética realista da Literatura
Francesa. O segredo desse sucesso está no estilo, que consiste na “perfeição da
prosa e na maestria mais absoluta da arte de narrar”.
Esta obra ocupa uma posição central no
gênero romance por vários motivos. Um deles é o fato de ter sido considerado
uma leitura “indecente e corruptora” das mocinhas de família; outro motivo
deve-se ao fato de o escritor ter sido processado pela Sexta Corte Correcional
do Tribunal de Sena por tratar de um tema tão pecaminoso como o “adultério”.
Fora absolvido pelos juízes, mas não pelos críticos puritanos.
O enredo de Madame Bovary impressiona
pela simplicidade, e por tratar com bastante precisão a estupidez humana. A
história começa descrevendo Charles Bovary quando entrou na escola e a
algazarra que provocou nos alunos por possuir um chapéu ridículo, ser tímido,
incompetente e insensível de grande inabilidade. Muitos críticos consideraram
esta descrição inútil, enfadonha. Pode até ser cansativa, mas inútil não é: o
ridículo do chapéu é o símbolo da estupidez de quem o usa.
Assim, durante a narrativa aparecerá
muitos outros chapéus ridículos, como o “boné grego” do farmacêutico Homais, o
chapéu de castor do padre Bournisien e o chapéu elegante, mas já fora de moda
de Rodolphe. Emma, por sua vez, é a mocinha sonhadora, romântica, acreditando
que suas leituras medíocres lhe contam sobre a felicidade proporcionada pelo
amor. Esse mundo todo colorido de ilusões se desfaz tão logo se casa, para
fugir da estreiteza da casa paterna, com o já então médico Charles Bovary.
Um dia, num baile no castelo do vizinho
aristocrático Emma Bovary reaviva seus sonhos românticos, a que tão pouco
responde o marido. Depois disso, Emma cai na aventura com vários amantes.
Primeiro, com Rodolphe, um tipo de Don Juan do campo, que logo a abandona.
Depois com Léon, o jovem empregado de um advogado. Por esse ela perde o
equilíbrio: contrai dívidas através de empréstimos que nunca poderá pagar.
Desesperada e, acuada pela ganância dos credores, suicida-se.
Só depois de sua morte Charles Bovary
descobre a verdade. Fica perturbado sem saber o que pensar. Não se vinga dos
amantes, não toma nenhuma atitude. Perde tudo o que tem para saldar as dívidas.
Depois morre, amargurado, deixando uma filha pequena que vai morar com a avó,
que também morre. Para sobreviver, a tia manda-a trabalhar numa fábrica de
tecidos. Uma história triste e, em parte, sórdida.
O romance se chama “Madame Bovary”. Se
levarmos em conta o título, Emma Bovary seria sua “heroína”. No entanto, a
narração começa e termina com o estúpido Charles Bovary; e nela desempenham um
papel importante na trama o estúpido Don-juanismo de Rodolphe, a estúpida
paixão de Léon, a estupidez do padre farisaico Bournisien e todo esse pequeno
ambiente de província, que não deixa uma saída para Emma nem para ninguém. É
por isso que Otto Maria, em seu ensaio sobre a obra, comenta com grande ênfase:
“o verdadeiro personagem desse romance é a Estupidez humana”.
Fontes
CARPEAUX, Otto Maria. Madame Bovary. In Gustave Flaubert: Madame Bovary. Ediouro, s/d, p. 11-17.
CARPEAUX, Otto Maria. Madame Bovary. In Gustave Flaubert: Madame Bovary. Ediouro, s/d, p. 11-17.
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