domingo, 24 de outubro de 2021

         ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - ENSINO MÉDIO REGULAR                                    PROFESSOR    FRANCISCO POETA  - LITERATURA BRASILEIRA                              CONTEÚDO PARA TURMAS DE 3º ANO                               

O Modernismo no Brasil

O modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social.

Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro   Municipal de São Paulo.

Naquele período, no Brasil,  o cenário era de insatisfação, pois muitas pessoas consideravam a política, a economia e a cultura estagnadas. Parte disso estava relacionado com o modelo político vigente baseado na política do café com leite.

Com o poder concentrado nas mãos de grandes fazendeiros, paulistas e mineiros se revezavam no poder. Isso ocorreu até 1930, quando um golpe de estado depôs o presidente Washington Luís, pondo fim à República velha. Foi nesse cenário de incertezas que um grupo de artistas, empenhados em propor uma renovação estética na arte, apresentam um novo olhar, mais libertário, contrário ao tradicionalismo e o rigor estético.  Assim, surge a Semana de Arte Moderna, liderada pelo chamado “Grupo dos cinco”: Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

Esse evento, que reuniu diversas apresentações e exposições, colaborou com o surgimento de revistas, manifestos, movimentos artísticos e grupos com experimentações estéticas inovadoras. Tudo isso permitiu consolidar as ideias modernistas e inaugurar o movimento no país.

Contexto histórico do modernismo no Brasil

O modernismo no Brasil surge logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que levou a morte de milhares de pessoas, a destruição de diversas cidades e a instabilidade política e social. Assim, numa tentativa de reestruturar o país politicamente, e também o campo das artes - estimulado pelas vanguardas europeias -, encontra-se a motivação para romper com o tradicionalismo.

No país, o movimento modernista surgiu na segunda fase da República velha (1889-1930), chamada de República das Oligarquias ou República do café com leite. Nesse contexto, o poder era revezado entre paulistas e mineiros e dominado por aristocratas fazendeiros. Em decorrência disso e do aumento da inflação que fazia aumentar a crise e propulsionava greves e protestos, o momento era de insatisfação. Ao mesmo tempo, o movimento tenentista ganhava força e tentava derrubar o esquema das oligarquias, cujo poder estava concentrado nas mãos das elites agrárias tradicionais.

Algumas revoltas que aconteceram nesse momento pelos tenentistas foram: a revolta do forte de Copacabana, em julho de 1922, no Rio de Janeiro; a revolta paulista de 1924, que ocorreu na cidade de São Paulo; e a Coluna Prestes (1925-1927). Todas elas reivindicavam o fim da República Velha e do sistema oligárquico.  A crise econômica gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, acelerou esse processo e essa mudança foi alcançada com a Revolução de 30. Assim, um golpe de estado depôs o presidente Washington Luís e marcou o fim da República velha. Começa, então, a Era Vargas que durou até 1945, ano que termina da Segunda Guerra Mundial.                                    

                                                     Fases do modernismo no Brasil

O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve  dividido em três fases, também chamadas de gerações:

·       Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição

·       Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30

·       Terceira fase modernista (1945-1960) - a geração de 45

 

Primeira fase modernista no Brasil (1922-1930)

A primeira fase do modernismo esteve voltada para a busca de uma identidade nacional. Nesse momento, diversos artistas aproveitaram a agitação causada pela semana de arte moderna para romper com os modelos preconcebidos que, segundo eles, eram limitados e impediam a criatividade.  Inspirado nas ideias das vanguardas artísticas europeias, os artistas buscam uma renovação estética. Por esse motivo, ela é conhecida como a "fase heroica", sendo a mais radical de todas. É também chamada de "fase de destruição", pois propunha a destruição dos modelos que vigoravam no cenário artístico-cultural do país.

A consolidação de uma arte genuinamente brasileira possibilitou a valorização da cultura e do folclore. Junto a isso, os artistas estabelecem a liberdade formal, rompendo com a sintaxe e utilizando uma linguagem mais coloquial para se aproximar da fala cotidiana. Muitas revistas e manifestos foram criados, o que fez surgir alguns movimentos, dos quais se destacam: o movimento pau-brasil, o movimento antropofágico, o movimento regionalista e o movimento verde-amarelo.

As vanguardas europeias

Chamamos de Vanguardas Europeias o conjunto de tendências artísticas – em sua maioria provenientes de Paris, então, centro cultural da Europa – que provocou ruptura com a tradição cultural do século XIX. As correntes de vanguarda surgiram antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade que influenciaria fortemente diversas manifestações artísticas em todo o mundo. As vanguardas apresentaram ao mundo uma nova maneira de fazer Arte, pautada na liberdade de criação e no rompimento com o passado cultural tradicionalista.

Cubismo:  Les demoiselles d\'Avignon, de Pablo Picasso, deu início ao Cubismo, uma das tendências artísticas das Vanguardas Europeias, no início do século XX. O Cubismo deixou suas marcas ao imprimir novas técnicas narrativas que fragmentavam a realidade e permitiam uma desconstrução da visão clássica sobre o tempo e o espaço. Na Literatura Brasileira, sua influência pode ser percebida através da leitura do livro Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.

Futurismo:  Difundido principalmente através de manifestos, o Futurismo foi o movimento mais radical e subversivo entre as tendências vanguardistas. No Brasil, características do Futurismo podem ser percebidas na obra literária de Mário de Andrade.

Expressionismo: Tendência artística que valorizava a subjetividade, o Expressionismo surgiu no começo do século XX, representado por pintores alemães e franceses. Opondo-se à estética impressionista, os expressionistas preconizavam a arte como elemento legítimo para expressão dos sentimentos do artista.

Dadaísmo: Criado na Suíça durante a Primeira Guerra Mundial, o Dadaísmo surgiu como resposta ao clima de instabilidade provocado pelo conflito bélico. Sua principal característica era uma linguagem permeada pelo deboche e pelos ilogismos dos textos, além da aversão a qualquer conceito racionalizado sobre a arte.

Surrealismo: Surgido na França em 1924, o Surrealismo defendeu a criação através das experiências nascidas no imaginário e da atmosfera onírica. Na Literatura Brasileira, influenciou escritores como Oswald e Mário de Andrade e, posteriormente, Murilo Mendes e Jorge de Lima.

Características da primeira fase do modernismo no Brasil

·       Foi fase mais radical e nacionalista;

·       Buscava  uma identidade nacional;

·       Defendia a liberdade formal com rupturas da sintaxe;

·       Enfatizava a presença de regionalismos e linguagem informal;

·       Enfatizava a valorização do folclore, arte e cultura popular brasileira;

·       Defendia  o uso de versos livres, que não possuem métrica (medida);

·       Defendia uso de versos brancos, com ausência de rimas;

·       Defendia a livre utilização do sarcasmo e da ironia nos textos literários.

                           Autores e obras da primeira fase modernista no Brasil                                               Os escritores e as obras mais relevantes da primeira geração modernista, foram:

· Mario de Andrade (1893-1945) - Obras: Paulicéia Desvairada (1922), Amar, Verbo Intransitivo (1927) e Macunaíma (1928).

·  Oswald de Andrade (1890-1954) - Obras: Os condenados (1922), Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) e Pau Brasil (1925).

·      Manuel Bandeira (1886-1968) - Obras: A cinza das horas (1917), Carnaval (1919) e Libertinagem (1930)

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público

com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.

Estou farto do lirismo

que pára e vai averiguar no dicionário o
cunho vernáculo de um vocábulo.

Abaixo os puristas

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

 1. Dentre as tendências da vanguarda europeia que influenciaram o modernismo brasileiro destacaram-se:

a) Futurismo, Expressionismo, Cubismo, dadaísmo e Surrealismo

b) Romantismo, Mimetismo, Realismo, impressionismo e, Dadaísmo

c) Futurismo, Anarquismo, Dadaísmo e Impressionismo

d) Dadaísmo,  Impressionismo, Anarquismo e Futurismo 

2ª -QUESTÃO

PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

(Pronominais, Oswald de Andrade)

Oswald de Andrade foi um dos principais autores da primeira fase do modernismo no Brasil. Na poesia acima, o escritor propõe:

a) a busca de uma identidade universal.
b) a valorização da linguagem coloquial brasileira.
c) uma crítica aos maus hábitos, como o tabagismo.
d) enfatizar a relação entre professor e aluno.
e) o repensar uso do português do Brasil.

3.  Associe as colunas de acordo com as informações sobre os movimentos de vanguarda europeia:

( 1 ) DADAISMO       

( 2 ) EXPRESSIONI

( 3 ) CUBISMO            

( 4 ) FUTURISMO

 

(    ) Propunham rompimento e abandono do passado  

(    ) Não refletia nenhum significado lógico

(    ) Pregava oposição as regras  do mundo oficial  

(    ) Representação do mundo de forma reorganizada

 a) 4, 3, 2, 1    

b) 4, 1, 2, 3    

c) 3, 2, 4, 1     

d) 2,1,4,3


— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

4. A primeira geração modernista ficou conhecida como “fase heroica” por tentar criar uma identidade mais brasileira se afastando dos moldes europeus. Assim, houve diversos grupos, revistas e manifestos que foram criados nesse momento, exceto:

a) Movimento Verde-Amarelo
b) Revista Klaxon
c) Movimento Pau-Brasil
d) Movimento Antropofágica

5. A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:

a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto.
b) linguagem rebuscada e acadêmica.
c) valorização das raízes culturais brasileiras.
d) pessimismo e oposição ao romantismo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021



                  PROFESSOR, ONTEM, HOJE  E AMANHÃ

Jesus é Chamado de Mestre também pela sua postura de Educador junto aos apóstolos junto aos discípulos e junto a todos deram crédito as suas palavras. Santa Tereza D’Ávila  é considerada a Padroeira dos professores em virtude de sua dedicação a nobre tarefa de ensinar. Em um Mundo que vive uma relação controversa com os que têm esta árdua missão de formar pessoas no mais amplo sentido da palavra. E ensinar não é uma tarefa simples e fácil, de modo algum, pois se assim o fosse não teria sido criada a escola. Contudo lecionar, em que pese seja um trabalho severamente desgastante não deixa de ser uma das tarefas mais prazerosas que existem e isso pode até parecer contradição.

Houve um tempo em que a figura da Professora ou do Professor tinha uma importância singular e os pais passavam para os seus filhos a ideia de respeito e reverência aos professores. Os pais ou as mães frequentavam as reuniões de pais e mestres e tinham contato com os professores numa demonstração de respeito e acolhimento ao imensurável serviço prestado pelos educadores em favor das famílias. É uma pena que isso foi ficando para trás e a figura da Professora e do Professor foi perdendo a singularidade que lhes atribuía um papel de grande destaque na sociedade.

E ressalte-se que, embora tenham inegáveis merecimentos, nunca os professores e professoras receberam salários a altura de tão importante tarefa que desempenham, considerando o grau de importância dessa  que é a mais nobre das profissões, e por isso,  os salários dos professores deveriam ser os maiores e não os menores como é a triste realidade salarial de nossos Professores em comparação com outros profissionais. 

E assim, a mais nobre das profissões, que é ser Professor, hoje, parece ser uma profissão comum aos olhos da sociedade como um todo, principalmente o poder público que não dá a merecida importância ao trabalho do Professor, mesmo que constantemente se repitam velhas máximas de que não existiria o Médico, o Enfermeiro, o Cientista, o Astronauta, o Aviador, o Engenheiro, o Advogado, o engenheiro, o bombeiro, o policial, o guarda de trânsito  e tantos outros profissionais se não houvesse a figura do Professor.

A sociedade, ainda que tardiamente, precisa  voltar a valorizar verdadeiramente, como antes, essas pessoas que tem em suas mãos o dever de formar pessoas para que a sociedade continue sendo beneficiada com os frutos advindos dos ensinamentos científicos ministrados nas salas de aula. E os governantes precisam reconhecer de fato e sem meias verdades que Professor precisa de salário digno e justo, condições dignas de trabalho, para que tenha boa alimentação, boas vestimentas, tratamento de saúde digno, isso sim será valorização do Magistério. Enquanto isso não acontece, os Professores e Professores vão fazendo a sua parte em prol dessa sociedade ainda cega, surda e muda, em relação aos clamores dessa classe de trabalhadores em busca de  justa e merecida valorização.

                                                    Francisco Poeta   -  Marituba 15/10/2021 

  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...