ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - ENSINO MÉDIO REGULAR PROFESSOR FRANCISCO POETA - LITERATURA BRASILEIRA CONTEÚDO PARA TURMAS DE 3º ANO
O Modernismo no Brasil
O modernismo no Brasil foi um movimento artístico,
cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o
nacionalismo e a crítica social.
Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas
europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele
teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna,
que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.
Naquele
período, no Brasil, o cenário era de
insatisfação, pois muitas pessoas consideravam a política, a economia e a
cultura estagnadas. Parte disso estava relacionado com o modelo político
vigente baseado na política do café com leite.
Com o
poder concentrado nas mãos de grandes fazendeiros, paulistas e mineiros se
revezavam no poder. Isso ocorreu até 1930, quando um golpe de estado depôs o
presidente Washington Luís, pondo fim à República velha. Foi nesse cenário de
incertezas que um grupo de artistas, empenhados em propor uma renovação
estética na arte, apresentam um novo olhar, mais libertário, contrário ao tradicionalismo
e o rigor estético. Assim, surge a
Semana de Arte Moderna, liderada pelo chamado “Grupo dos cinco”: Anita
Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do
Amaral.
Esse
evento, que reuniu diversas apresentações e exposições, colaborou com o
surgimento de revistas, manifestos, movimentos artísticos e grupos com
experimentações estéticas inovadoras. Tudo isso permitiu consolidar as ideias
modernistas e inaugurar o movimento no país.
Contexto histórico do modernismo
no Brasil
O
modernismo no Brasil surge logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que
levou a morte de milhares de pessoas, a destruição de diversas cidades e a
instabilidade política e social. Assim, numa tentativa de reestruturar o país
politicamente, e também o campo das artes - estimulado pelas vanguardas
europeias -, encontra-se a motivação para romper com o tradicionalismo.
No país,
o movimento modernista surgiu na segunda fase da República velha (1889-1930),
chamada de República das Oligarquias ou República do café com leite. Nesse
contexto, o poder era revezado entre paulistas e mineiros e dominado por
aristocratas fazendeiros. Em decorrência disso e do aumento da inflação que
fazia aumentar a crise e propulsionava greves e protestos, o momento era de
insatisfação. Ao mesmo tempo, o movimento tenentista ganhava força e tentava
derrubar o esquema das oligarquias, cujo poder estava concentrado nas mãos das
elites agrárias tradicionais.
Algumas
revoltas que aconteceram nesse momento pelos tenentistas foram: a revolta do
forte de Copacabana, em julho de 1922, no Rio de Janeiro; a revolta paulista de
1924, que ocorreu na cidade de São Paulo; e a Coluna Prestes (1925-1927). Todas
elas reivindicavam o fim da República Velha e do sistema oligárquico. A crise econômica gerada pela quebra da bolsa
de valores de Nova Iorque, em 1929, acelerou esse processo e essa mudança foi
alcançada com a Revolução de 30. Assim, um golpe de estado depôs o presidente
Washington Luís e marcou o fim da República velha. Começa, então, a Era Vargas
que durou até 1945, ano que termina da Segunda Guerra Mundial.
Fases do modernismo no Brasil
O modernismo no Brasil foi um longo período
(1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de
gerações:
· Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase
heroica ou de destruição
· Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de
consolidação ou geração de 30
· Terceira fase modernista (1945-1960) - a geração de
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Primeira fase modernista no
Brasil (1922-1930)
A primeira fase do modernismo esteve voltada para a busca de uma identidade
nacional. Nesse momento, diversos artistas aproveitaram a agitação causada pela
semana de arte moderna para romper com os modelos preconcebidos que, segundo
eles, eram limitados e impediam a criatividade.
Inspirado nas ideias das vanguardas artísticas europeias, os artistas
buscam uma renovação estética. Por esse motivo, ela é conhecida como a
"fase heroica", sendo a mais radical de todas. É também chamada de
"fase de destruição", pois propunha a destruição dos modelos que
vigoravam no cenário artístico-cultural do país.
A
consolidação de uma arte genuinamente brasileira possibilitou a valorização da
cultura e do folclore. Junto a isso, os artistas estabelecem a liberdade
formal, rompendo com a sintaxe e utilizando uma linguagem mais coloquial para
se aproximar da fala cotidiana. Muitas revistas e manifestos foram criados, o
que fez surgir alguns movimentos, dos quais se destacam: o movimento
pau-brasil, o movimento antropofágico, o movimento regionalista e o movimento
verde-amarelo.
As vanguardas europeias
Chamamos de
Vanguardas Europeias o conjunto de tendências artísticas – em
sua maioria provenientes de Paris, então, centro cultural da Europa – que
provocou ruptura com a tradição cultural do século XIX. As correntes de
vanguarda surgiram antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial,
introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade que
influenciaria fortemente diversas manifestações artísticas em todo o mundo. As
vanguardas apresentaram ao mundo uma nova maneira de fazer Arte, pautada na
liberdade de criação e no rompimento com o passado cultural tradicionalista.
Cubismo:
Les
demoiselles d\'Avignon, de Pablo Picasso, deu início ao Cubismo, uma das
tendências artísticas das Vanguardas Europeias, no início do século XX. O Cubismo deixou suas marcas ao
imprimir novas técnicas narrativas que fragmentavam a realidade e permitiam uma
desconstrução da visão clássica sobre o tempo e o espaço. Na Literatura
Brasileira, sua influência pode ser percebida através da leitura do livro Memórias
Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.
Futurismo:
Difundido principalmente através de manifestos, o Futurismo foi o movimento
mais radical e subversivo entre as tendências vanguardistas. No Brasil,
características do Futurismo podem ser percebidas na obra literária de Mário de
Andrade.
Expressionismo: Tendência
artística que valorizava a subjetividade, o Expressionismo surgiu no começo do
século XX, representado por pintores alemães e franceses. Opondo-se à estética
impressionista, os expressionistas preconizavam a arte como elemento legítimo
para expressão dos sentimentos do artista.
Dadaísmo: Criado
na Suíça durante a Primeira Guerra Mundial, o Dadaísmo surgiu como resposta ao
clima de instabilidade provocado pelo conflito bélico. Sua principal
característica era uma linguagem permeada pelo deboche e pelos ilogismos dos
textos, além da aversão a qualquer conceito racionalizado sobre a arte.
Surrealismo: Surgido
na França em 1924, o Surrealismo defendeu a criação através das experiências
nascidas no imaginário e da atmosfera onírica. Na Literatura Brasileira,
influenciou escritores como Oswald e Mário de Andrade e, posteriormente, Murilo
Mendes e Jorge de Lima.
Características da
primeira fase do modernismo no Brasil
· Foi fase mais radical
e nacionalista;
· Buscava uma identidade nacional;
· Defendia a
liberdade formal com rupturas da sintaxe;
· Enfatizava a
presença de regionalismos e linguagem informal;
· Enfatizava a
valorização do folclore, arte e cultura popular brasileira;
· Defendia o uso de versos livres, que não possuem
métrica (medida);
· Defendia uso de
versos brancos, com ausência de rimas;
· Defendia a livre
utilização do sarcasmo e da ironia nos textos literários.
Autores e obras da primeira fase modernista no Brasil Os escritores e as obras mais relevantes da primeira geração modernista, foram:
· Mario de Andrade
(1893-1945) - Obras: Paulicéia Desvairada (1922), Amar,
Verbo Intransitivo (1927) e Macunaíma (1928).
· Oswald de Andrade
(1890-1954) - Obras: Os condenados (1922), Memórias Sentimentais
de João Miramar (1924) e Pau Brasil (1925).
· Manuel Bandeira (1886-1968) - Obras: A cinza das horas (1917), Carnaval (1919) e Libertinagem (1930)
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público
com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.
Estou farto do lirismo
que pára e vai averiguar no dicionário o
cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
1. Dentre as tendências da vanguarda europeia que influenciaram o modernismo brasileiro destacaram-se:
a)
Futurismo, Expressionismo, Cubismo, dadaísmo e Surrealismo
b)
Romantismo, Mimetismo, Realismo, impressionismo e, Dadaísmo
c)
Futurismo, Anarquismo, Dadaísmo e Impressionismo
d)
Dadaísmo, Impressionismo, Anarquismo e
Futurismo
2ª -QUESTÃO
PRONOMINAIS
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
(Pronominais, Oswald de Andrade)
Oswald de Andrade foi um dos principais autores da primeira fase do
modernismo no Brasil. Na poesia acima, o escritor propõe:
a) a busca de uma
identidade universal.
b) a valorização da linguagem coloquial brasileira.
c) uma crítica aos maus hábitos, como o tabagismo.
d) enfatizar a relação entre professor e aluno.
e) o repensar uso do português do Brasil.
3. Associe as colunas de acordo com as
informações sobre os movimentos de vanguarda europeia:
( 1 ) DADAISMO
( 2 ) EXPRESSIONI
( 3 ) CUBISMO
( 4 )
FUTURISMO
( ) Propunham rompimento e abandono do
passado
( ) Não refletia nenhum significado lógico
( ) Pregava oposição as regras do mundo oficial
( )
Representação do mundo de forma reorganizada
a) 4, 3, 2, 1
b) 4, 1, 2, 3
c) 3, 2, 4, 1
d) 2,1,4,3
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
4. A primeira geração modernista ficou
conhecida como “fase heroica” por tentar criar uma identidade mais brasileira
se afastando dos moldes europeus. Assim, houve diversos grupos, revistas e
manifestos que foram criados nesse momento, exceto:
a) Movimento Verde-Amarelo
b) Revista Klaxon
c) Movimento Pau-Brasil
d) Movimento Antropofágica
5. A Semana de arte moderna, ocorrida
em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do
modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal
característica:
b) linguagem rebuscada e acadêmica.
c) valorização das raízes culturais brasileiras.
d) pessimismo e oposição ao romantismo.