sexta-feira, 19 de março de 2021

                                 

          ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO N. SRA DO ROSÁRIO
CIDADE DE MARITUBA - REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PARÁ    
       LITERATURA BRASILEIRA -  PROFESSOR: FRANCISCO  POETA 

                                       RESUMO DE CONTEÚDO PARA O 3º ANO                                   

O PRÉ -MODERNISMO

         Nos primeiros anos da República, o Brasil foi governado por presidentes militares, era a República da espada, 1889 a 1894; seguiram-se presidentes ligados as oligarquias rurais, cafeicultores de São Paulo e pecuaristas de Minas Gerais que formaram a república do café com leite de 1894 a 1930. Foi um período marcado por insurreições e revoltas por todo o país: Guerra de Canudos, na Bahia; Revolta da Vacina, e Revolta da chibata no Rio de janeiro; Guerra do contestado, em Santa Catarina. São Paulo era palco de inúmeras greves. Os antigos escravos eram marginalizados e os imigrantes europeus chegavam para trabalhar nas lavouras ou nas indústrias recém-criadas. O nordeste vivia a estagnação econômica e os bandos de cangaceiros assaltavam propriedades; as secas levavam a morte milhares de sertanejos.                                                                                                    Esse período compreendido entre 1900 e 1922 caracteriza-se pela convivência de várias correntes e estilos literários. Ao lado do mundo cor de rosa das elites estava a miséria do povo. Pouquíssimos foram os escritores que voltaram os olhos de modo crítico para a realidade brasileira porque nesse período ainda predominava o Parnasianismo e os escritores dessa corrente estavam mais preocupados com o prestígio social que a literatura podia lhes dar, muito mais do que com as questões sociais desse período. Mas nesse mesmo período começa a surgir um grupo de escritores preocupados em interpretar a realidade brasileira revelando as tensões e os problemas sócio-políticos daquele período.                                                O Pré-Modernismo não é propriamente uma escola literária, compreende, genericamente, o período que abrange as duas primeiras décadas do século XX e que veio criar condições para o surgimento do Modernismo. Algumas datas podem servir de balizamento para o período pré-modernista: Em 1902, duas publicações podem ser tomadas como ponto de partida para o Pré-Modernismo o romance Canaã, de Graça Aranha que exprime uma visão pessimista do homem brasileiro abordando o problema dos imigrantes europeus e a publicação de Os sertões, relatos históricos, de autoria de Euclides da Cunha.        
       Os Pré–modernistas Lima Barreto, Euclides da Cunha Graça Aranha e Monteiro Lobato, foram escritores que viram com olhos críticos a realidade nacional do começo do século XX, construindo uma obra renovadora, faz parte desse grupo destacando-se na poesia o escritor Augusto dos Anjos. Alguns desses escritores destacaram tanto no pré-modernismo quanto no Modernismo.

                                            O Pré-Modernismo - Contexto histórico                                          EUCLIDES DA CUNHA: Nasceu em 1866 e morreu em 1909. Não alcançou o Modernismo. Sua obra máxima foi Os sertões, um ensaio sociológico e histórico em torno da Guerra de Canudos sob uma ótica positivista e determinista. A obra divide-se em três partes:                                                                                                                                        1 -  A terra: descrição minuciosa do Nordeste em seus aspectos geográficos e físicos;    
                                                                                                                                                    2 -  O homem: os tipos regionais brasileiros, frutos da miscigenação entre o branco, o índio e o negro que deu origem ao sertanejo e ao jagunço fabricado pelo meio árido, seco e , rústico do sertão.                                                                                                                        

3- A luta: retrato os combates, entre os jagunços e as quatro expedições de soldados até o extermínio do Arraial de Canudos.

MONTEIRO LOBATO: Paulista de Taubaté nasceu em 1882 e morreu em 1948. Acreditava no progresso mas, cometeu o equívoco momentâneo de criticar os modernistas de 1922 que buscavam uma arte de reforma, concordando posteriormente com eles. Apesar de destacar-se na literatura com temas voltados para o público adulto, seu maior destaque foi na Literatura infanto-juvenil brasileira sendo considerado o criador da literatura infantil no Brasil.

AUGUSTO DOS ANJOS: Nasceu no Engenho Pau d’arco no Pará e morreu em Leopoldina, minas Gerais. Foi poeta cuja obra caracteriza-se pela crueza de temas que giram em torno da morte, da doença, sempre crítico e com uma linguagem exótica, agressiva, carregada de termos científicos, retrata a angústia, e o sofrimento humano, com acentuado grau de inquietação filosófica, sobre o enigma do universo e da própria vida. Vejamos dois de seus mais intrigantes poemas:     

               VERSOS ÍNTIMOS                                                                                                             Vês?!  Ninguém assistiu ao formidável                                                                                                  Enterro de tua última quimera                                                                                                    Somente a ingratidão _ esta pantera                                                                                                    Foi tua companheira inseparável                                                                                                  

Acostuma-te a lama que te espera                                                                                                          O Homem que nesta terra miserável                                                                                                Mora entre feras, sente inevitável                                                                                           Necessidade de também ser fera

Toma o fósforo. Acende teu cigarro!                                                                                                     O beijo amigo, é a véspera do escarro,                                                                                                 A mão que afaga é a mesma que apedreja.              

Se alguém causa ainda pena a tua chaga                                                                                     Apedreja essa mão vil que te afaga                                                                                                    Escarra nessa boca que te beija                                                                                                                                  Augusto dos Anjos












                                                                         

              

segunda-feira, 8 de março de 2021

 

        Mulher! Não é incoerência dizer que todo mistério em ti se encerra. Mistério este que se revela em tua paradoxal fragilidade e fortaleza. A sabedoria em ti encontrou abrigo pondo em ti, um pouco da malícia que te ensinou a ser envolvente, atraente e quando necessário dominante.                                              Tens esse poder que a natureza, por sabedoria, para equilíbrio das coisas resolveu depositar em tuas mãos. A natureza, mulher que para disfarçar a grande cumplicidade que tem contigo nos faz acreditar que às vezes, natureza e mulher são inimigas:                                                                                      - Puro disfarce! - Há entre natureza e mulher uma cumplicidade intraduzível, aliás, a própria natureza, pelo gênero da palavra já se fez mulher, substantivo feminino dotado de inúmeros pormenores poéticos linguísticos, inspiradores de canção de emoção de paixão e até de chateação, posto que não és perfeita, mulher, a natureza não ousou te fazer perfeita para não te roubar o encanto humano que envolve misteriosamente o teu ser.                                                                                                                      Nenhum homem jamais entendeu ou conseguirá entender a mais profunda dimensão do teu ser, Mulher ainda assim, sorte dos homens que tem o privilégio de sentir por você Mulher, o apego a amizade, a simpatia, o carinho, o amor e o desejo, que bem sabeis despertar.                                                    Por tudo isso Mulher, és digna de todo o respeito e de homenagens sinceras constantemente, ainda que muitos homens, tão “senhores da situação”, não consigam perceber nem tão pouco admitir que o verdadeiro poder emana da alma feminina.                                                                                                           Parabéns, adoráveis mulheres maravilhosas, pelo seu dia em especial, mas na verdade, todos os dias são seus.                                                                                                                                                           - O poder é seu, Mulher!   

                                                                                            Professor Francisco Poeta

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

       


O REINO DE DEUS É O AGORA

O Reino de Deus está próximo,

Tão próximo quanto o Próximo

O Reino de Deus está aqui!

Foi  o  próprio Jesus quem falou assim.

Do que  muitos não têm tempo pra ouvir.

Entre os meus e o seus,   

Aqui está o Reino de Deus.  

 

O Reino de Deus está próximo,

Quem tem olhos pode ver, pode sentir.

E foi o próprio Deus quem o trouxe até aqui,

O Reino de Deus não está bem ali,

Ele é realidade é bem aqui...

Embora muitos não consigam perceber,

A vida é o reino de Deus que se faz acontecer.

 

O Reino de  Deus está próximo,

Bem mais,  muito mais do que próximo,

 O Reino de Deus está aqui,

Essa verdade,   Jesus  veio transmitir

O Reino de Deus  é  algo a construir

Para que possamos dele usufruir.

 

O Reino de Deus está Bem próximo

O Reino de Deus  está bem aqui

Mas é preciso crer para poder sentir,

Mesmo que haja sofrimento e agonia,

Mesmo sob a dor de cada um a cada dia,

Muita gente já consegue perceber,

Que a vida é muito mais

Do que tudo que se vê,

É o Reino de Deus que se faz acontecer.

                          Francisco Poeta


                     NEGLIGÊNCIA DE UNS,  DESGRAÇA DE OUTROS.

Para este tempo tenebroso, de pandemia,  que estamos atravessando,  bem se aplica, um frase muito usado por um velho amigo e grande poeta Luís Hilário: "a negligência de uns conduz à desgraça de muitos outros".                                                                      

De fato,  desde o início dessa horrenda pandemia que já ceifou um número grandioso de vidas,  o que temos visto e ouvido falar, principalmente pelos meios de comunicação é um número incontável de pessoas que vem agindo de forma negligente e inconsequente, insistindo em agir como se nada tivesse acontecendo, em que pese todas as orientações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por diversos infectologistas brasileiros. 

Mesmo diante de toda essa situação de calamidade há muitas pessoas que insistem em continuar agindo de forma negligente, sendo indiferente a toda essa desgraça noticiada dia dia. Há mesmo aqueles que levam para o lado da anarquia, literalmente falando, sem demonstrar a menor sensibilidade com o sofrimento de tantas famílias que perderam seus entes queridos. Há casos, até, de famílias inteiras que foram dizimadas pela pandemia. 

            E muitas vidas poderiam ter sido poupadas, muito sofrimento poderia ter sido evitado muitas pessoas poderiam ter sobrevivido à pandemia, se não fosse a negligência de tanta gente inconsequente, a começar pelo mandatário máximo de nossa nação que com suas atitudes e maus exemplos acabou por disseminar a ideia de que não era preciso temer a pandemia, muito menos seguir as regras de prevenção, a começar pelo uso indispensável da máscara, por se tratar de uma guerra contra um vírus que facilmente  propagado  pela expiração do ar, pelo nariz ou pela boca e no contato das mãos ao tocar esses órgãos.  

Quem deveria estar na linha de frente no combate a pandemia, começando por dar o exemplo em seguir as recomendações dos infectologistas, seria o Presidente da república, mas ao contrário de tomar uma atitude madura e sensata que é o que se poderia esperar de um presidente, ele levou na brincadeira, na galhofa, agindo como um inconsequente, talvez por se char diferente dos outros por estar na função passageira de mandatário máximo da nação.                                                                                                                   

Infelizmente, os maus exemplos dados pelo presidente vêm sendo seguidos por um número, incontável de pessoas entorpecidas pelas atitudes nem um pouco condizentes com o cargo que o mesmo ocupa. Em consequência disso,  muitas pessoas relaxaram e continuaram fazendo coisas absurdas como festas com grande número de participantes, aglomerações em praias, bares, praças e no comércio, contrariando todas as orientações dadas pelos infectologistas através da imprensa,  principalmente.   

Mais preocupado em dar vasão a sua  implicância  com uma determinada emissora de televisão, do que em tomar as providência necessária que o grave momento exige, Ele  até hoje, por incrível que pareça, não tomou as medidas necessárias para minimizar os efeitos devastadores dessa pandemia em nosso país, começando por não ter nomeado até hoje para o Ministério da saúde alguém  com o conhecimento e  experiência  para dar as providência exigidas por esse Ministério. Em que pese,  as observações feitas pelo Conselho Nacional de Saúde, o governo Federal age em marcha lenta parecendo fingir não se dar conta da gravidade          

Enquanto isso,  a pandemia continua crescendo e ceifando vidas inocentes, o nível de consciência de um número muito grande de brasileiros é cada vez menor. A quantidade de vacina existente no Brasil não dá para imunizar a todos os profissionais de saúde; o mandatário máximo da nação permitiu que um de seus filhos causasse um sério problema diplomático com a China, no inicio da pandemia, por conta de certas afirmações sem fundamentação, o próprio mandatário desagradou a Índia para agradar aos Estados Unidos que se opôs a desonerar a fabricação de remédios genéricos.                                               

E pior de tudo é que a fabricação de uma das vacinas que temos no Brasil, ironicamente, depende de um  insumo fabricado na China. E por isso, a população terá que esperar ainda alguns meses para ter acesso a vacina e começar a respirar aliviada, embora as precauções devam ser mantidas por parte das pessoas sensatas, ainda por longo tempo.

               

    

sexta-feira, 13 de outubro de 2017





                                                             SUSCITAÇÃO
    Belos poemas
 Suscitam  velhos temas
Como antigos amores,
Antagônicos dilemas
Guardados, perdidos,
Camuflados, esquecidos
Em tempos perdidos
Antigas histórias,
Perdidas memórias
   Francisco Poeta 13/102017

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domingo, 19 de fevereiro de 2017



Madame Bovary   (Por Paula Perin dos Santos)
Madame Bovary (1857), romance de Gustave Flaubert, constitui uma das maiores obras da estética realista da Literatura Francesa. O segredo desse sucesso está no estilo, que consiste na “perfeição da prosa e na maestria mais absoluta da arte de narrar”.
        Esta obra ocupa uma posição central no gênero romance por vários motivos. Um deles é o fato de ter sido considerado uma leitura “indecente e corruptora” das mocinhas de família; outro motivo deve-se ao fato de o escritor ter sido processado pela Sexta Corte Correcional do Tribunal de Sena por tratar de um tema tão pecaminoso como o “adultério”. Fora absolvido pelos juízes, mas não pelos críticos puritanos.
        O enredo de Madame Bovary impressiona pela simplicidade, e por tratar com bastante precisão a estupidez humana. A história começa descrevendo Charles Bovary quando entrou na escola e a algazarra que provocou nos alunos por possuir um chapéu ridículo, ser tímido, incompetente e insensível de grande inabilidade. Muitos críticos consideraram esta descrição inútil, enfadonha. Pode até ser cansativa, mas inútil não é: o ridículo do chapéu é o símbolo da estupidez de quem o usa.
        Assim, durante a narrativa aparecerá muitos outros chapéus ridículos, como o “boné grego” do farmacêutico Homais, o chapéu de castor do padre Bournisien e o chapéu elegante, mas já fora de moda de Rodolphe. Emma, por sua vez, é a mocinha sonhadora, romântica, acreditando que suas leituras medíocres lhe contam sobre a felicidade proporcionada pelo amor. Esse mundo todo colorido de ilusões se desfaz tão logo se casa, para fugir da estreiteza da casa paterna, com o já então médico Charles Bovary.
        Um dia, num baile no castelo do vizinho aristocrático Emma Bovary reaviva seus sonhos românticos, a que tão pouco responde o marido. Depois disso, Emma cai na aventura com vários amantes. Primeiro, com Rodolphe, um tipo de Don Juan do campo, que logo a abandona. Depois com Léon, o jovem empregado de um advogado. Por esse ela perde o equilíbrio: contrai dívidas através de empréstimos que nunca poderá pagar. Desesperada e, acuada pela ganância dos credores, suicida-se.
        Só depois de sua morte Charles Bovary descobre a verdade. Fica perturbado sem saber o que pensar. Não se vinga dos amantes, não toma nenhuma atitude. Perde tudo o que tem para saldar as dívidas. Depois morre, amargurado, deixando uma filha pequena que vai morar com a avó, que também morre. Para sobreviver, a tia manda-a trabalhar numa fábrica de tecidos. Uma história triste e, em parte, sórdida.
        O romance se chama “Madame Bovary”. Se levarmos em conta o título, Emma Bovary seria sua “heroína”. No entanto, a narração começa e termina com o estúpido Charles Bovary; e nela desempenham um papel importante na trama o estúpido Don-juanismo de Rodolphe, a estúpida paixão de Léon, a estupidez do padre farisaico Bournisien e todo esse pequeno ambiente de província, que não deixa uma saída para Emma nem para ninguém. É por isso que Otto Maria, em seu ensaio sobre a obra, comenta com grande ênfase: “o verdadeiro personagem desse romance é a Estupidez humana”.
Fontes
CARPEAUX, Otto Maria. Madame Bovary.
In Gustave Flaubert: Madame Bovary. Ediouro, s/d, p. 11-17.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017





AMIGO DE MIM

NÂO DIGAS,  AMIGO
NADA ALÉM DO QUE
PRECISO OUVIR.
NÃO PENSES, AMIGO
                                  NOUTRA COISA QUE                                    
NÃO SEJA O ELO
QUE UNE DOIS AMIGOS.
NÃO DEIXES,  AMIGO
QUE A MINHA LÁGRIMA
                                                       ESCORRA POR ENTRE                                                         
                                                              TUAS MÃOS E                                                                   
                                                        CAIA NO CHÃO                                                                              
NÃO ME ESTENDAS AS TUAS MÃOS
SE ELAS ESTIVEREM OCUPADAS;
MAS, POR FAVOR,
FAZE COM QUE ELAS
ESTEJAM SEMPRE DEsOCUPADAS
PARA MIM.
NÃO JULGUES MEU OLHAR
NEM MINHA ATITUDE,
ANTES DEIXE QUE
MEUS OLHOS SE MANTENHAM
PERDIDOS, E SE UM DIA
ENCONTRARES MEU OLHAR
VAGANDO  DESORIENTADO NO
MUNDO DOS SONHADORES,
DÁ-ME ELE DE PRESENTE,
POIS HÁ MUITO DESEJO
ENCONTRÁ-LO;  E SE ACASO
AO   VÊ-LO, SOUBERES DO
MEU SEGREDO,
FINGE PARA MIM
QUE NADA SABES E
NÃO CHORES,  AMIGO
POIS NÃO SABERIA
EU DIZER-TE PALAVRA
ALGUMA.


             De Alda Para Chico   UFPA, 08 /06/87
  

quinta-feira, 3 de setembro de 2015


                                             O DESFILE   ESCOLAR   INCOERÊNCIA
                            Amanhã teremos novamente o desfile escolar na praça central de Marituba. E o que era para ser um belo espetáculo, vai novamente ser motivo de preocupação, por conta dos prejuízos à saúde de muitas pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, que mais uma vez, serão expostas ao sol depois das dez horas, depois das onze, horas, depois do meio dia e até às três horas da tarde como já ocorreu em vezes anteriores.  E aqui está novamente a minha crítica a essa prática de impor aos alunos um horário improprio de exposição ao sol, sem nenhuma proteção a não ser um boné que não protege a pele de nenhuma criança.
              Sou como voz que clama nesse deserto de incompreensão, já faz um bom tempo. Mas ninguém me dá ouvidos! _ O que  vale é o espetáculo _ segundo os organizadores (e é sempre uma oportunidade do prefeito se promover perante a comunidade escolar, mesmo diante daquela que está fora de sua alçada como é o caso do ensino Médio, como tem sido há muitos anos.) Não faço objeção a esse fato, nem mesmo ao desfile escolar em si. Em que pese o dia da raça, remonte a uma das práticas militares, entre tantas que ficaram como herança e que as escolas não se preocupam em esclarecer aos alunos, talvez até por vergonha!
               _ Mas de fato não é ao desfile em si que  me oponho. Sou crítico do horário em que ele se estende, muitas das vezes adentrando à tarde, com crianças já cansadas, com sede e quase sem nenhum prazer em estar ali, mesmo que tenham manifestado anteriormente o desejo de participar do desfile.
               Não posso deixar de mencionar aqui, minha tentativa de mudar essa prática, durante dos três meses em que estive a frente da Secretaria Municipal de Educação de Marituba e que propus descentralizar o desfile para alguns bairros, com o objetivo de diminuir o número de escolas em cada dia de desfile, deste modo começaria por volta das 7: 30  (sete e trinta) e no máximo as  10:30 (dez e trinta) da manhã tudo já estaria finalizado, sem expor crianças pais e professores ao sol escaldante.         
              _Infelizmente,  mesmo naquele período não foi como planejei, por conta dos atrasos  do mandatário em virtude da sua prática de chegar sempre muito depois dos horários estabelecidos.  Mas ficou a proposta, pelo visto, também ignorada pela atual gestão. E então, reitero que o que poderia ser um belo espetáculo até o final, depois das onze horas da manhã, torna-se uma verdadeira agonia para muitas crianças, para os apaís que ali vão levar seus filhos para desfilar ou assistir e para os professores que lá estão a serviço, cumprindo suas obrigações. Do contrário, muitos desses professores poderão ter descontos em seus salários, caso não compareçam. “Por se tratar de dia Letivo”. 
              O fato é que gostando ou não, muitos professores terão que comparecer para trabalhar, mesmo que correndo o risco de contrariem uma gripe ou algo dessa natureza em virtude de se exporem ao sol por longo tempo em horários não recomendáveis.
              Seria um belo espetáculo para todos os que gostam, até mesmo em virtude da grande carência de opções de lazer para a nossa  tão massacrada população de Marituba. Preocupa-nos, mais ainda,  o fato de que nas  semanas que se  seguem após o desfile muitas crianças e até mesmo professores são acometidos de gripe em virtude da exposição excessiva e desnecessária ao sol o que leva a ficarem ausentes da escola. Muitos alunos correm até o risco de perder o ano letivo ou são levados à recuperação por causa disso.  E como sabemos nossos postos médicos não tem condições e nem remédios para todas essas pessoas.   Mas o que fazer? Quanto mais alertamos e falamos, mais eles fazem do jeito que acham que deve ser feito sem jamais avaliarem as consequências negativas de seus atos
                                                                                           Professor Francisco Poeta

sexta-feira, 13 de março de 2015

A PRÁTICA EDIONDA DO CABRESTO




                                         A  PRÁTICA EDIONDA  DO CABRESTO                  
                Sou Professor da Rede Pública estadual, concursado desde 1992, posso até dizer que tive um pouco de sorte pelo fato de o Governo do estado ter efetuado aquele concurso no qual fui aprovado, e não posso deixar de lamentar  o fato de que os concursos  para preenchimento das funções no serviço  público são tão demorados.  Os governos levam anos e anos para promover concursos, e levam outros incontáveis anos para irem lentamente preenchendo as vagas e nesse interim, escolas ficam sem professores, hospitais e postos ficam sem médicos, enfermeiros, dentistas e outros.
                               O mais lamentável de tudo isso,  é que as vagas  no serviço público acabam virando objeto de barganha entre os que estão no poder, daí o desinteresse total em realizar concursos e então reina a famigerada contratação, muitas delas por tempo determinado, a qual muita gente mesmo com formação superior, especialização ou mestrado e até mesmo doutorado, tem que e submeter _ É pegar ou ficar sem trabalho _ em virtude de não se ter perspectiva de concurso público tão cedo _ É isso mesmo  e nem se tem para quem recorrer, uma vez que os órgãos de justiça que deveriam  obrigar as prefeituras e o próprio estado a fazer concursos,  ao que parece estão ocupadíssimos com  outras coisas e deixam isso pra lá.
                               Enquanto isso, já que estão livres e isentos de incômodos por parte da justiça, os governantes vão levando em frente a prática do neo-coronelismo,  aplicado ao serviço público,  principalmente na Educação, onde fazem o que querem. Há casos de prefeituras como a de Marituba,  por exemplo em que menos de 20% daqueles que trabalham na Educação entraram por concurso público. E a  grande maioria é composta de contratados que recebem  salários ínfimos sem gratificação de titularidade, sem gratificação de função, sem plano de saúde, mal ganham pelas aulas dadas  e quando são dispensados,  às vezes, só ficam sabendo um, dois ou mais meses, saindo  sem lhes seja  pago nem mesmo os meses que trabalhou sem saber que já havia sido dispensado desrespeitosamente.
                               É esse o sistema público de Educação na maioria dos municípios. E nem se pode dizer que a justiça não sabe. Mas  como é a prática no Brasil, a justiça só age se for provocada e por isso mesmo as coisas vão de mal a pior, por que,  qual é o professor que vai querer denunciar ou “provocar a justiça”, em Marituba, por exemplo,  se ele  depende daquele  injusto salário e sabe que se for descoberto como denunciante logo será demitido.  E assim sendo, os prefeitos os vereadores e outros, vão se dando muito bem a custa da exploração do trabalho,   principalmente dos professores e de outros que atuam nas escolas.  Longe de mim,   querer ofender  aqueles que tem a mesma profissão que eu tenho, meus colegas professores., mas é inevitável dizer que essa forma vil de se administrar  os municípios  é muito semelhante aquela velha pratica dos coronéis  que traziam no cabresto todos aqueles que de uma forma ou de outra dependiam deles e com os votos dos quais  os coronéis eram eleitos ou elegiam aqueles que lhes interessavam estar no poder.
                               Infelizmente é essa a prática macula o serviço público, principalmente a Educação nos municípios. Os prefeitos se elegem, prometem concurso público, mas suas intenções são outras, porque bem sabem que um indivíduo concursado, cumprindo suas obrigações de forma lícita, dificilmente dependerá de se submeter a essa situação humilhante, ultrajante como se submetem os professores e demais contratados do serviço público de inúmeros municípios dentre os quais eu destaco Marituba, onde essa situação é frequente.
                               Submissão, cabresto, necessidade, muitos dos que estão no poder nem se dão conta da dimensão ideológica dessas palavras. Só sabem eles que estão no poder de onde não querem sair por nada e tudo fazem para ali se manter. Fingem ignorar as condições de trabalho nas escolas, ignoram os anseios dos professores que recebem salários abaixo do Piso Nacional. O que vale para eles é manter essa situação de cabrestamento que eles impõem aos que se sujeitam, por necessidade, a ocupar temporariamente as vagas no serviço público, destacando aqui, a Educação.  E diga-se,  de passagem,  não é  qualquer um que consegue ser contratado mesmo havendo necessidade de mão de obra e muitas escolas com falta de professores.
Cerca de 90 % dos contratados principalmente na Educação,  só conseguem prestar serviço às prefeituras por terem um vínculo de indicação de um vereador, de um secretário, ou mesmo proximidade  com os prefeitos. Os demais, raramente conseguem,   pois os prefeitos nem os vereadores não querem correr o risco de perder um voto sequer. E aí está o cabresto.  E concurso público aterroriza  prefeitos e vereadores, principalmente.   Esses então, se sentem muito incomodados quando se fala em concurso público, e nem cogitam em fazer um reles requerimento solicitando ao prefeito que faça um concurso público. Mesmo porque os vereadores, em suas práticas, neocolonialista, são como que donos das vagas, indicam e  mandam tocar (dispensar) de acordo com seus interesses, numa prática de cotas,  forma como a maioria dos prefeitos costuma fatiar as vagas do serviço público entre os vereadores. Muitos  tem em escolas verdadeiros batalhões de indicados como se aquela escola fosse um verdadeiro curral eleitoral. Deste modo o prefeito fatia as vagas principalmente na Educação onde o vereador Fulano indica 200, o vereador Beltrano indica 150, o vereador Sicrano indica 100 e assim vai se arrebanhando os professores, os serventes, o pessoal de secretaria e outros mais... Nem importa a qualidade do serviço, o que importa para eles é o voto garantido no cabresto da contratação ainda que temporária.  
                Realmente é uma forma abominável de se reger um município, usurpando direitos e tratando o serviço público como verdadeiros feudos, onde   os vereadores detém o comando indicando junto com o prefeito e é muito cômodo manter sob o seu julgo, no cabresto os contratados que dependentes desta contratação para poderem garantir sua sobrevivência.
                                                                                             Professor Francisco Poeta







sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015



           O QUE É ESTUDAR                                             
Estudar  não é  mais que procurar
espreitar,  buscando  o que:  o saber!
_O que não é  tão  fácil encontrar,
pelo tempo que é preciso desprender,
numa tarefa que nos pode transformar,
no ato de buscar o conhecer.
Mas que valor se dá  ao  estudar?
Verbo de ação que faz estremecer.
E a vida pode se modificar
quando  se trilha os caminhos do saber.
Porém,   nem todos podem  ou querem  se doar,
Seguindo trilhas  de renuncia e de sofrer,
Ah, se  não é nem um pouco fácil  estudar!
Oh, quão difícil pode ser o  aprender,
Quem  se  dispões, porém,  a procurar,
satisfação inextinguível  pode ter.
                       Francisco Poeta  09/2013                

                                       O CONHECIMENTO  TRANSFORMA  O  SER HUMANO    
                O dom da sabedoria é dado a qualquer um, embora não seja algo assim tão fácil de obter.  É como um despertar, ser atingido pelo dom da descoberta.  Porém muitos desprezam e não dão importância  ao estudos por que não querem e nem conseguem  perceber o grau da importância de estudar, buscar aprender, quase sempre pelo medo de errar, por isso muitos desprezam e desvalorizam o ato salvador de estudar. Há ainda aqueles que gostariam de estudar, de aprender, de adquirir conhecimento, mas infelizmente inúmeras condições adversas não lhes permitem e matam seus sonhos.
                Estudar não é tarefa nada. Ensinar é tarefa menos fácil ainda,  por isso mesmo se inventou a escola delegando-se essa responsabilidade a pouquíssimos com grande grau de tolerância e disposição para repetidas vezes passar informações  e experiências. Mas apesar das adversidades estudar pode se tornar uma tarefa prazerosa,  mas que requer esforço,  sacrifício, doação, disponibilidade. Isso tudo parece obstáculos a quem quer  alcançar algo diferente em sua vida. Muitos gostariam de ser  inteligentes, bem resolvidos, não ter dificuldade alguma para adquirir conhecimento, mas não querem se dispor, fazer sacrifício, abrir  mão de seu tempo e dedicar-se a cansativa, desgastante tarefa de buscar conhecimento. E para se chegar ao conhecimento é realmente necessário passar por esse caminho muitas vezes tortuoso até que chegue um dia a compensação, a satisfação pessoal e a certeza de que sem sacríssimo e sem dificuldades talvez o aprendizado, não tivesse tão grande valor que passa a ter depois que se vence.
                Estudar não é fácil, é mesmo trilha de difícil acesso, mas os resultados são compensadores para aqueles  que  conseguem  perceber se dão conta das incontáveis possibilidades que lhes são abertas a parir do sacrifício, da dedicação de estudar.  Sim por que para estudar com dedicação a fim de se atingir um objetivo, é necessário, muitas vezes, que se abra mão de inúmeras satisfações imediatas   em busca de um satisfação duradoura, um futuro diferente e muitas vezes de uma vida melhor.
                                                                                      Francisco Poeta    09/ 2013




 


  O ROMANCE E A NOVELA (Por Orlando Tadeu Ataíde Leite)       Pois bem, vamos lá.       Diferentemente do conto e da crônica o romance e a n...